Barjas Negri
Criada em 1944, mas instalada em 04 de maio de 1951, a ETEC Fernando Febeliano da Costa completou 70 anos de existência, formando milhares de jovens de nossa cidade e região. De início, ela oferecia cursos de Mecânica, Corte e Costura e Artes Culinárias, funcionando na rua do Rosário, no Centro da cidade, em prédio doado pela Prefeitura.
Ela nasce como Ginásio Industrial Estadual Coronel Fernando Febeliano da Costa. A ampliação dos cursos profissionalizantes ocorre em 1971 com a construção e implantação do Colégio Técnico Industrial de Piracicaba, na rua Monsenhor Rosa, também no Centro da cidade ao lado do antigo ginásio industrial.
A “Escola Industrial” como ficou conhecida ampliou vagas e diversificou a oferta de cursos profissionalizantes em Piracicaba, sendo que em 1977 as duas unidades de educação são unificadas, dando origem ao Centro Educacional Interescolar “Coronel Fernando Febeliano da Costa”.
Para se ter uma ideia da importância dessa nova escola industrial, basta saber que no Brasil havia apenas 27 escolas para formação de técnicos industriais, das quais 8 no estado de São Paulo. Na verdade, isso era o reconhecimento da importância do parque industrial metal-mecânico de Piracicaba, que pedia cada vez mais profissionais bem qualificados.
De forma pioneira passa a oferecer cursos diurnos e noturnos nas áreas de Mecânica, Eletrotécnica e Química Industrial. Além dos bons cursos profissionalizantes, a “Escola Industrial” ficou conhecida por suas ações e participações em feiras educativas, exposições pedagógicas, participações esportivas nos Jogos Abertos do Interior, pela sua fanfarra e “Banda Marcial” reconhecida pela sua qualidade em todo o Estado. Tudo isso contribuía muito para a formação de nossos jovens profissionalmente como cidadãos participativos em nossa sociedade.
Com o desenvolvimento econômico de Piracicaba, os cursos oferecidos também foram se diversificando, dando mais oportunidade aos nossos jovens. Com a criação do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza”, a “Escola Industrial” transformou-se na Escola Técnica Estadual “Coronel Fernando Febeliano da Costa” (ETEC), com cursos médios profissionalizantes gratuitos nos períodos diurno e noturno, nas seguintes áreas técnicas: Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Logística, Técnico em Mecânica, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Enfermagem, Técnico em Administração, Técnico em Mecatrônica, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Química. Mais recentemente, os cursos foram integrados ao Ensino Médio, conhecidos como Novotec Integrado.
Acompanhei de perto todos esses avanços, principalmente após 2006 quando a ETEC passou por ampla reforma e modernização, que possibilitaram ampliar gradativamente de 600 para mais de 1300 alunos atualmente. Vale destacar os bons e dinâmicos trabalhos nos últimos 15 anos dos diretores Teresinha Specht Finguerut e Klauber José Marcelli, que possibilitaram todo esse avanço quantitativo e qualitativo dessa importante ETEC que, ao completar 70 anos, formou milhares de jovens e contribuiu para avançar ainda mais no desenvolvimento de Piracicaba. Neste momento, a ETEC está passando por ampla reforma e processo de modernização.
_____
Barjas Negri, ex-prefeito de Piracicaba.