![](https://www.atribunapiracicabana.com.br/wp-content/uploads/2021/12/09-12-21-DISE-Mocao-1-scaled.jpg)
O vereador Laercio Trevisan Júnior (PL) entregou a moção de aplausos 239/2021 à integrantes da 2ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE/DEIC), do Deinter 9 de Piracicaba (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior), nesta terça-feira (7). O motivo da moção é a conquista da homenagem “Policial Nota 10”, do Governo do Estado de São Paulo.
De acordo com o texto da propositura, representantes do DISE/DEIC do Deinter 9 estiveram no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, no dia 20 de outubro, para receberem a homenagem do governador João Dória (PSDB), com o objetivo de reconhecer policiais civis, militares e técnico-científicos do Estado.
A solenidade contou com a presença do governador, além do secretário estadual da Segurança Pública, João Camilo Pires de Campos, da delegada-geral adjunta, Elisabete Sato, e do secretário-executivo da Polícia Civil, Youssef Abou Chain. O delegado Deinter 9, Kleber Antonio Torquato Altale, também esteve no evento.
O Governo do Estado escolheu a equipe da 2ª DISE/DEIC devido ação realizada em 25 de abril de 2020, durante a Operação Peste Verde. Na ocasião, os policiais civis investigaram e monitoraram um veículo que traria entorpecentes do Estado do Mato Grosso de Sul para abastecer a cidade de Piracicaba e região.
O carro foi interceptado na entrada da cidade e duas pessoas foram presas, uma delas era moradora de Piracicaba e a segunda de nacionalidade paraguaia. No interior do veículo, os policiais apreenderam 931 tijolos de maconha, que correspondem a 600 quilos da droga.
“Ficou constatado nas investigações que um adolescente residente na cidade iria até o Estado do Mato Grosso do Sul, na divisa com o Paraguai, para trazer grande quantidade de entorpecentes juntamente com um indivíduo daquele estado”, relata Trevisan Jr. no texto da moção de aplausos. O veículo foi interceptado na rodovia Piracicaba-São Pedro.
Em março de 2020, a equipe interceptou um caminhão de carga viva que trazia dois cavalos do Mato Grosso do Sul. A polícia localizou, em fundo falso do baú do veículo, 174 tijolos de pasta base de cocaína, avaliados em mais de R$ 7 milhões. O motorista foi preso.
A homenagem foi entregue a equipe da 2º DISE – DEIC do Deinter 9, composta pelos delegados Demétrios Gondim Coelho, Wilson Lavorenti e Juliana Ricci; pelos escrivães Carolina Sarto, Juliana Zandona e Elisabete Medeiros; e pelos policiais Marcelo Teixeira Mendes Lino de Oliveira, Claudinei Ribeiro, Carlos Rosel de Almeida, Leonardo Cavalcanti de Oliveira, Mauro Nunes, Giberto Kasuga e José Vicente Fessel.