Legislativo  – Alunos do Água Branca participam do ‘Conheça’

Estudantes da EE Dionetti Miori conheceram o funcionamento da Câmara. Foto: Guilherme LeiteOrientados pelos professores Thales Gomes – de Educação Física – e Dalva Pereira de Souza, da disciplina de Sociologia, 13 alunos do segundo ano do ensino médio da escola estadual Dionetti Calegaro Miori, do bairro Água Branca, participaram, na segunda-feira (8), do “Conheça o Legislativo”, programa que abre a Câmara para estudantes de escolas públicas e particulares. Eles foram recepcionados pela vereadora Sílvia Morales e o assessor parlamentar João Scarpa, ambos do mandato coletivo “A Cidade É Sua”, além dos servidores Bruno Oliveira, Laura Ribeiro e Érika Dinis, da Escola do Legislativo.

A primeira parte foi desenvolvida por Laura Ribeiro, que ministrou o tema “Aspectos Históricos de Piracicaba”, sendo que foi mostrado aos alunos, por exemplo, o livro ata da fundação de Piracicaba e o registro da primeira reunião ordinária do Legislativo Municipal, que ocorreu em 1822 em uma edificação na praça José Bonifácio, já que à época a Câmara Municipal ainda não tinha uma sede própria.

“A Separação dos Poderes” foi o segundo módulo apresentado por Bruno de Oliveira, onde foi explicado aos alunos a criação e função dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

“Temos cidadãos adultos que infelizmente não têm conhecimento do que é o Legislativo”, disse Dalva de Souza, docente que organizou a visita. “No ano que vem vamos trabalhar cidadania e é de suma importância eles conhecerem essa Casa”, refletiu.

Uma das atividades do ‘Conheça’ é simular uma reunião ordinária. Pela primeira vez na Câmara, Maria Gabriela Tomaz dos Santos, de 16 anos, foi a presidente da Câmara neste trabalho. “Eu achei uma experiência muito emocionante, senti um friozinho na barriga, sendo que já havia apresentado trabalhos escolares, mas nada sobre a Câmara”, destacou.

Sarah Fernanda Pires da Silva, Larissa Mello e Dhomini Muniz também gostaram do que viram. Na simulação do projeto de lei que previa o uso de telefone celular em sala de aula, Muniz foi contra. “O celular é bom para pesquisas, mas na aula, atrapalha”, explicou.

Ao final da visita eles foram levados para conhecer o “Memorial Prudente de Morais”, o salão nobre “Helly de Campos Melges” e o “Marco Histórico da Câmara”, alusivo aos locais simbólicos da luta e resistência do povo negro, localizado na entrada do prédio principal “Prudente de Morais”, na rua Alferes José Caetano, 834.

Escolas que tenham interesse em levar os alunos para conhecerem o Legislativo Municipal, podem entrar em contato na Escola do Legislativo pelo telefone 3403-7129.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima