História – Moção de aplausos reconhece 35 anos do Crami Piracicaba

Propositura do vereador Thiago Ribeiro (PSC) foi entregue nesta terça-feira (9). Foto: Fabrice Desmonts.

Em reconhecimento aos 35 anos de atuação do Crami (Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância), o vereador Thiago Ribeiro (PSC) entregou, nesta terça-feira (9), a moção de aplausos 191/2021, pelos relevantes serviços que a instituição tem prestado à comunidade piracicabana.

“Entregar essa homenagem é um motivo de alegria e satisfação pessoal, na qual podemos enaltecer o trabalho realizado por vocês. Quero também dizer que nós conseguimos a aprovação unânime desta moção na Casa de Leis, com todos os vereadores votando favorável”, ressaltou o vereador.

O Crami Piracicaba foi fundado em 30 de outubro de 1986, com objetivo estatutário de atender crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica. Na época não havia conselho tutelar e vigorava o código de menores. Um grupo de profissionais liberais, liderados por uma psicóloga, identificou que o índice de violência contra crianças e adolescentes no município era muito grande e não havia na cidade programas para atendimento dessa demanda.

A equipe constituiu a entidade e passou a efetuar o atendimento emergencial às vítimas de diversas formas de violência. Recebiam denúncias anônimas e disponibilizavam equipes de psicólogos e assistentes sociais para verificar, por meio de visitas domiciliares, a veracidade da denúncia e estabelecer o plano de acompanhamento ao núcleo familiar.

Para Maria Hilma, coordenadora do Crami, a entrega da moção de aplausos representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo desses 35 anos. “É de extrema importância para nós esse reconhecimento. A caminhada de uma organização social não é fácil, mas chegamos até aqui e, nesse período, foram inúmeras vidas ressignificadas e o que traz alegria para nós são os resultados do nosso trabalho”, disse.

Atualmente, o local desenvolve atividades como o Serviço Especializado em Abordagem Social – Seas, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Serviço de Proteção Social Especial da Média Complexidade, Centro de Atendimento à Mulher – Cram e acompanhamento psicológico às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Para o vereador, “o trabalho do Crami contribui para romper com padrões violadores de direito no interior da família, processar a inclusão de crianças e adolescentes vítimas, bem como seus familiares nos programas de atendimento disponíveis no município e disseminar cultura de educação de crianças e adolescentes pautada no diálogo, além de formar agentes multiplicadores no combate da violência contra adolescentes.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima