DERRUBADAS — I
Pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), na quarta-feira (3), as restrições que impediam a retomada da investigação aberta para apurar a existência de supostos mandantes do atentado à faca contra o presidente Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018. De acordo com notícia divulgada pelo site da Veja, a liminar proibia, entre outros pontos, a quebra do sigilo bancário do advogado Zanone Manuel de Oliveira Júnior, que atuou na defesa de Adélio Bispo, autor da facada contra o então candidato. Mandantes ou diretores de uma cena teatral?
DERRUBADAS — II
A decisão do TRF-1 também possibilita a análise de imagens de câmeras de segurança de um hotel frequentado por Oliveira Júnior e documentos que, segundo notícia do site da Veja, poderiam trazer novos elementos ao caso, como livros-caixa e comprovantes de pagamento de honorários e do telefone do advogado. Bolsonaro foi avisado da decisão assim que o julgamento foi concluído.
DERRUBADAS — III
A Polícia Federal concluiu, por duas vezes, que não houve mandantes do atentado e que Adélio Bispo agiu sozinho. Mesmo assim, o presidente e seus principais apoiadores sempre alegaram que deveria ser apurado quem pagou os honorários dos advogados do autor do crime, já que ele não teria recursos financeiros para contratar uma banca de defesa. “Foi autorizada ampla devassa e daqui pra frente haverá continuidade da investigação”, avalia Frederick Wassef, que defende o presidente Jair Bolsonaro.
DERRUBADAS — IV
Embora comemorada por apoiadores do presidente, a notícia também anima quem contesta a versão oficial da investigação. Em setembro deste ano, o jornalista Joaquim de Carvalho, do sie Brasil 247, listou indícios de que a facada desferida contra o então candidato do PSL pode ter sido “auto-atentado”. Dentre outras “perguntas sem respostas”, está um possível encontro entre Adélio e Carlos Bolsonaro em um clube de tiro em Florianópolis.
OBSERVAÇÃO
Na roda política, ontem, o comentário era que a Secretária Municipal de Assistência Social, Euclidia Fioravante, deveria também ficar indignada com a quantidade de pessoas em situação de rua na Praça José Bonifácio e em outros pontos da cidade. É bonito demais ver reuniões e mais reuniões, e nada de pratico ser feito. Aliás, não faltaram reuniões e lives até agora.
CRACOLÂNDIA
Vale lembrar que no Debate da EPTV o atual prefeito Luciano Almeida (DEM) tratou a praça José Bonifácio como a Cracolandia de Piracicaba. E essa cracolândia caipira, caipiracicabana, cresceu e multiplicou o numero de pessoas em situação de rua no atual governo! Boa parte dessas pessoas estava acolhida no Lar Vida Nova, criado no governo anterior e desativado pelo atual. Por que?
BOLSONARISTA
O atual prefeito Luciano Almeida (DEM) tem maior fama de bolsonarista, direitista, elitista e higienista. E o que algumas pessoas não entendem é a razão pela qual a Secretária Municipal de Assistência, Euclidia Fioravante, faz em um governo tão contra os princípios que ela prega nas redes sociais. Aliás, Euclidia Fioravante, também criticava o governo tucano na área social. Para esses observadores, só existe uma razão: o ego, principalmente porque ela nunca escondeu de ninguém o sonho de ser secretária. E isso não é pecado, normal na vida pública.
PIRA 21
A Prefeitura, pelo jeito, decidiu enfraquecer o Projeto Pira 21? Ao que parece o prefeito Almeida quer reinventar a roda por meio de Decreto Legislativo encomendado a um vereador de sua base política ou ele não sabe o que é Planejamento Estratégico oriundo da sociedade e prefere um ato do legislativo. Será que os vereadores vão embarcar nesta canoa furada? Mas o prefeito Luciano Almeida sabe o que é Planejamento Estratégico. Só falta ação.
TIME GANHANDO
Desde final da década de 90 dando certo, o Pira21 é um patrimônio imaterial, mas se nada se cria e tudo se copia, a gestão atual decidiu comprar mais essa briga. Não seria mais fácil ele aprender, com o Pira 21, o que é desenvolvimento sustentável?
PONTA A CABEÇA
Lembrando que Luciano deu entrevista durante as eleições ao Pira21 e assumiu compromisso com a Agenda 21, mas não deve ter lido as propostas apresentadas na referida Agenda. O prefeito inventor quer criar tudo de novo porque não sabe se organizar? Seria isso? Qual será a próxima ideia?
SUGESTÃO
Este Capiau poderia ser até escrivão, mas não advogado. Porém, admira os profissionais do Direito que lutam pela Justiça. Por isso, toma a liberdade de sugerir que, nas eleições para a 8ª Subseção da OAB local, fosse realizada pelo menos uma rodada de debates entre os três candidatos: Leonardo Mariano, Vivian Previde e Fernanda Dal Pícolo. Como a OAB tem canal, a divulgação seria total pelas redes sociais e pelas mídias tradicionais. Esta casa está às ordens.
POLÍTICA
E, para encerrar, informação simples: Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato na área do Ministério Público Federal (MPF), deixará a carreira para entrar em cena política. Tem futuro, porque é inteligente, bem formado. Mas é do ramo? Bom que, como o ex-juiz Sérgio Moro, estará na mesma arena para disputa com o ex-presidente Lula, independente de cargo, de vereador a presidente da República.