Professora Bebel
Na madrugada de domingo (17), criminosos invadiram os estúdios de Rádio e TV do Sindicato dos Servidores Municipais de Piracicaba. Os invasores cortaram os cabos de energia elétrica e deixaram um aviso: “Vou acabar com vocês”. A sede da Asapp (Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Prefeitura de Piracicaba), localizada no mesmo prédio, também ficou sem energia elétrica em decorrência da ação dos criminosos.
Esse tipo de ação é típica de grupos fascistas, que não toleram a atividade sindical, sobretudo na área dos serviços públicos, pois consideram os servidores públicos inimigos a serem eliminados. A ação também denota que esses grupos não aceitam a liberdade de expressão, nem que os movimentos sindical e popular possuam seus meios de comunicação.
Não podemos tolerar atentados como este, que lamentavelmente vem se repetindo no estado e no país, num contexto de autoritarismo que vem sendo fomentado desde a Presidência da República, hoje ocupada por um presidente que se notabiliza por pregar a violência como método de ação política, tentando intimidar e calar movimentos e pessoas que a ele se opõem.
Manifestamos nossa total solidariedade aos companheiros e companheiras do Sindicato dos Servidores Municipais de Piracicaba e nos somamos às vozes que exigem das autoridades competentes providências imediatas e eficazes para a identificação desses criminosos, assim como a instauração do competente processo judicial para que sejam punidos de acordo com a lei. Como expressão concreta desta solidariedade, estamos colaborando com a entidade naquilo que está ao nosso alcance, jurídica e politicamente.
Nós, brasileiros e brasileiras, já superamos períodos de ditadura, intolerâncias e violência política. Nossa luta e nossa mobilização vem construindo a democracia ao longo dos últimos 30 anos e não permitiremos retrocessos.
Professora Bebel, deputada estadual, presidenta da Apeoesp, líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp)