Preocupados com a falta constante de professores, alguns pais que mantém seus filhos matriculados na escola estadual Paulo Luiz Valério, no bairro Serrote, solicitaram a ajuda do vereador Cássio Luiz Barbosa, o Cássio “Fala Pira” (PL) para intervir junto à Delegacia Regional de Ensino de Piracicaba para cobrar providências do Estado com o objetivo de acelerar o processo que a transformará em uma unidade que disponibilizará ensino integral.
Na sexta-feira (3), quatro pais de alunos reuniram-se com o parlamentar para explicar o que está ocorrendo naquela unidade educacional. A dona de casa Érica Lima Pereira argumenta que a ausência de docentes se dá por conta de a escola trabalhar meio período, sendo que os profissionais optam por outras unidades do município devido à remuneração ser maior. “Uma parte dos professores mudou para outras escolas integrais”, relata. Outra dificuldade exposta é o fato de a escola Paulo Luiz Valério estar em área rural de Piracicaba, sendo que “a distância é um dos fatores que afasta professores de querer lecionar lá”.
Érica reporta que há um projeto de ampliação da unidade aprovado, pois algumas salas provisórias foram montadas para abrigar os 330 alunos, aproximadamente. “Inclusive a verba para a reforma da escola já está reservada”, disse.
Outro problema ocasionado com a evasão de professores, segundo a moradora, é o fato de que aqueles que permaneceram, alguns não têm habilitação específica. “O professor de português dá aula de história, o de matemática leciona geografia, eles tentam fazer o possível entre eles para tapar buracos de modo que os alunos não fiquem sem aulas, mas isso compromete porque não são da especialidade deles”, justifica Érica.
INTEGRAL
Informação do governo do Estado de São Paulo, publicada pelo jornal A Tribuna Piracicabana em 13 de julho de 2021, revela que 1885 escolas públicas estaduais terão ensino integral a partir de 2022, em 427 municípios paulistas. A Delegacia Regional de Ensino – Regional de Piracicaba já foi contemplada de forma imediata com a inclusão de 20 unidades, sendo que a Paulo Luiz Valério será atendida após as adequações necessárias em sua estrutura física, explica a reportagem.
Diante da demanda apresentada, Cássio Luiz entrará em contato com representantes do Estado, já que a escola não é municipal, para inteirar-se do andamento do processo. “É uma região afastada da área central e a ampliação para o período integral vai garantir o atendimento não só do bairro Serrote, mas de outros cinco adjacentes”, lembrou.
A escola estadual Paulo Luiz Valério está sediada na rodovia Luis Dias Gonzaga (Piracicaba a Anhumas), KM 12, bairro Serrote.