![](https://www.atribunapiracicabana.com.br/wp-content/uploads/2021/09/08-09-Jorge-Lode.jpeg)
Já circula na internet o vídeo da campanha Paradas pro Sucesso, produzido pelo ator Jorge Lode, que reforça, uma vez mais, a discussão sobre o descarte das bitucas de cigarro. O ator conta que a música “I feel good”, de James Brown, foi motivada por “uma brincadeira que um amigo fez e eu achei interessante colocar. Será que as pessoas que fumam se sentem bem?”, questiona ele.
Bem humorado, ele explica que a caracterização no vídeo foi inspirada no Pantaleão, personagem que ele intepreta na peça O primo da Califórnia: “Ele é metódico e ranzinza e eu achei que a mensagem transmitida por ele ficaria melhor. Sem falar que ele é tão pão duro que não iria gastar dinheiro com cigarros “.
Para a médica Juliana Previtalli, a mudança de atitude dos fumantes passa por dois aspectos: “É fundamental que o fumante decida, o quanto antes, parar de fumar em benefício próprio e das pessoas com quem convive. E também passe a adotar práticas corretas, não só ao descartar as bitucas, mas de modo geral para preservar a natureza”. Lode concorda: “Precisamos cuidar da gente mesmo e, portanto, parar de fumar para melhorar a saúde e também cuidar do meio ambiente”.
O descarte incorreto de bitucas é um vilão do meio ambiente por provocar incêndios florestais ou em imóveis urbanos. A questão não se restringe ao Brasil. No Sul da França, em agosto, um incêndio iniciado perto de uma rodovia cobriu quase 6.500 hectares, mobilizou mais de 1.200 bombeiros e matou animais. Segundo o site UOL, o jornal local Van-Matin alertou sobre a possível causa: “Esta é uma estatística bem conhecida dos bombeiros. Nove em cada dez incêndios são de origem humana. Isso não significa necessariamente que sejam intencionais”, citou o jornal francês.
Essas tragédias podem até ser involuntárias, mas destroem a fauna e a flora e desequilibram o ecossistema do planeta. “Nesse sentido o Concurso Cultural Paradas pro Sucesso foi e continua a ser uma inciativa muito positiva por focar a Educação como principal ferramenta na difusão de informações já que fez dos estudantes das escolas estaduais os novos porta-vozes das mensagens antitabagismo”, afirma Juliana.
Acesso
YouTube – https://youtu.be/_-1M9Qal0wo ; Facebook – https://www.facebook.com/paradasprosucesso/ ; Instagram – https://www.instagram.com/julianabarbosaprevitalli/