CLJR emite parecer favorável a projeto que cria Patrulha Agrícola

Reunião da CLJR, presidida por Josef Borges, ocorreu na quarta (1º) – CRÉDITO: Assessoria Parlamentar

A CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) da Câmara avaliou 19 proposituras em reunião nesta quarta-feira (1º). Entre elas, o projeto de lei 187/2021, que institui o Programa Patrulha Agrícola, que prevê a disponibilização de máquinas e implementos agrícolas da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

O projeto define prioridade de atendimento aos produtores que não dispõem de equipamentos para manutenção das áreas de cultivo. O serviço poderá ser solicitado mediante o pagamento de taxa, com preço público definido por decreto municipal a cada ano.

O projeto recebeu parecer favorável da CLJR e foi um dos quatro que tiveram parecer assinado na reunião. A comissão é formada pelos vereadores Josef Borges (Solidariedade), presidente, André Bandeira (PSDB), relator, e Laércio Trevisan Jr. (PL), membro.

Também recebeu parecer favorável o projeto de lei 188/2021, do Executivo, que autoriza o município a celebrar convênio com o Sebrae para instalar o canal de atendimento presencial ao público “Sebrae Aqui”. Agora, as proposituras seguem para análise nas demais comissões da Câmara.

ENTRADA NA CLJR

A comissão recebeu para análise oito projetos, dos quais seis de autoria de vereadores. De Aldisa Vieira Marques, o Paraná (Cidadania), o projeto de lei 190/2021 institui o “Dia do Auxiliar de Limpeza e Serviços Gerais”. O PL 191/2021, de Wagner Oliveira (Cidadania), denomina a USF Tatuapé II em homenagem a João Francisco Duarte.

O PL 192/2021, de Paulo Henrique (Republicanos), dispõe sobre a utilização de material publicitário nos veículos de transporte escolar com objetivo de combater o bullying infantil e a pedofilia. O projeto de lei 193/2021, de Pedro Kawai (PSDB), denomina o prédio do Poupatempo de Jairo Ribeiro de Mattos.

O projeto de decreto legislativo 35/2021, também de Pedro Kawai, concede título de “Cidadão Piracicabano” ao advogado Guilherme Aparecido de Jesus Chiquini. E o projeto de decreto legislativo 36/2021, de André Bandeira, acrescenta artigo ao decreto legislativo que criou na Câmara o Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência.

As outras duas proposituras que deram entrada na comissão são do Executivo. Uma propõe criar um novo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, adequando as atribuições dos conselheiros aos conceitos de Cidades Inteligentes e Governo Digital e revogando as legislações anteriores sobre o conselho, que são de 2000, 2004 e 2017.
A outra propositura estabelece os componentes municipais do Sistema Nacional de Segurança Alimentar Nutricional e altera a composição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

A comissão avaliou, ainda, seis projetos com nova redação e um com redação final. A advogada Laura Checoli, chefe do Departamento Jurídico e de Transparência, assessorou os trabalhos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima