Caldeirão Político

LIBANESES — I
O deputado estadual Rafa Zimbaldi (PL) protocolou o Projeto de Lei 567/2021 que institui o “Dia da Imigração Libanesa” no calendário paulista. A proposta foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 31 de agosto e determina que a data seja comemorada anualmente no dia 23 de novembro.

 

LIBANESES — II
“A cultura libanesa é uma das mais presentes no Brasil, o que comprova o forte laço existente entre os dois países, por isso é de extrema importância também reconhecer os libaneses e seus descendentes pela importância e presença no nosso país. Eles estão no Brasil há mais de 200 anos considerando um registro histórico de 1808, embora a data oficial da chegada dos libaneses no Brasil seja 1880”, disse o deputado Rafa Zimbaldi.

 

CIRO GOMES
Ciro Gomes, liderança nacional do PDT, faz campanha nas redes sociais como opção de voto para 2022, em pré-candidatura à presidência, ou seja, nem Lula, nem Bolsonaro. A presidente do PDT local, Carolina Angelelli, é defensora do ex-governador e ex-ministro na cidade, e mantém, como esquerda, ótimas relações com o Partido dos Trabalhadores (PT), que tem o ex-presidente Lula como opção para 2022.

 

VICENTINHO
Nesta quinta (2), às 20h, pelo Canal Resistentes, no YouTube, o Programa Cidadania Política em Movimento dialoga com o deputado federal do PT Vicentinho sobre o cenário de crises que assola o Brasil, perspectivando possibilidades políticas de superação. Liderança do movimento sindical, presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Vicentinho está no 5º mandato como deputado federal, é advogado e professor universitário.

 

PASSADO — I
Durante a reunião ordinária de segunda (31), o “líder de governo” Laércio Trevisan Jr. (PL) demonstrou que, desde 1993, está atento à cultura, inclusive tendo adquirido obras de artistas da cidade. O parlamentar é o comandante da tropa-de-choque da Administração Municipal contra o movimento “Fica Pinacoteca”, que pede a permanência da “Miguel Dutra” no prédio construído para esse fim. Trevisan Jr. exibiu vídeo com as obras catalogadas e disse que elas estavam restritas à apreciação do público.

 

PASSADO — II
Mas por falar em passado, o Capiau lembra da 52ª reunião ordinária da Câmara, em 17 de setembro de 2009, quando o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) — ao lado dos atuais Ary Pedroso Jr. (Solidariedade) e Paulo Henrique Paranhos Ribeiro (Republicanos) — votou a favor do projeto 152/2009, do ex-vereador Bruno Prata (na época, PSDB), que denominou de “Geraldo Amaral do Nascimento” a sala de eventos da Pinacoteca “Miguel Dutra”.

 

PASSADO — III
O piracicabano Geraldo Nascimento foi professor de cerâmica “sutaco”, de artes, presidente da Comissão Organizadora do XXXVII Salão de Belas Artes, em 1989, diretor de patrimônio da Associação dos Artistas Plásticos “Almeida Jr.”, em 1990; autor dos painéis “Piracicaba”, no Senac, pintado em 1993; “Consul de Israel – Naïf – Quadro das Árvores”, em 2004, e um divulgador de Art Naïf de Piracicaba por mais de três décadas. Falecido em 30 de janeiro de 2009, a sala na casa de artes guarda na memória o legado de Geraldo.

 

PASSADO — IV
Fica aqui a reflexão deste Capiau, idoso e bem cansado. Será que a família de Geraldo Nascimento gostaria de ver a sala que lhe presta reverência, por uma vida inteira dedicada às artes, transformada em um espaço para definição de operações policiais? E o voto do vereador, em 2009, não tem significado? Ou o voto foi uma mera formalidade? Já que o papo é sobre o passado, vale lembrar a máxima: “Nada é tão admirável em política quanto uma memória curta.” Ou, no caso específico, uma memória ao bel-prazer.

 

ALVORADA
Na reunião desta segunda (30), o vereador Fabricio Polezi (Patriota) relatou visitas aos bairros Alvorada e Altos do Taquaral para atender demandas. Ele informou que já fez “indicações necessárias” e encaminhou para as secretarias municipais. Na ocasião, aproveitou para parabenizar o secretário de Ação Cultural, Adolpho Queiroz, pela proposta de mudança da Pinacoteca para o Engenho Central.

 

MÁRIO DEDINI
Gustavo Pompeo (Avante) comentou a resposta positiva da Secretaria de Saúde sobre melhorias no PSF do bairro Mário Dedini II. O vereador mencionou a informação transmitida pelo secretário Filemon Silvano, segunda (31), ao usar os 10 minutos regimentais na reunião ordinária. Também falou de reivindicações, como lombada na avenida Industrial, “pedido aprovado em fevereiro, mas ainda não feito”, e necessidade de serviço tapa-buraco em trecho da avenida Antônio Carlos da Rocha Conceição, em Santa Teresinha.

 

ELOGIADO
O vereador Thiago Ribeiro (PSC) foi elogiado pela atuação como apresentador de vídeo em homenagem aos 254 anos de Piracicaba, reproduzido na reunião ordinária desta segunda (31). A produção — aliás, parabéns a todos os envolvidos — enaltece a pujança econômica de Piracicaba, assim como a importância da ciência e tecnologia representadas pela atuação da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo). Ribeiro mostrou desenvoltura frente às câmeras.

 

SENZALA
O que significou a senzala para nossos ancestrais? Lugar do exílio, terra estranha de cativeiro, tão distante da mãe África. Na diáspora a população preta teve que sobreviver, reinventando seus símbolos, sua mística, seus rituais. É possível mensurar tanta dor e sofrimento? (nas redes sociais, do professor Adelino Francisco de Oliveira)

 

MILITANTE
Na praça política, há comentários em torno da pré-candidatura do vice-presidente do PCdoB, Francys Almeida, ao Governo do Estado de São Paulo em 2022. Parece ilusão? Não, para este Capiau, idoso e cansado. Francys é uma “imitação”, a seu modo, do sempre lembrado prefeito e deputado federal João Herrmann Neto, que esteve em várias legendas, tendo sido pré-candidato ou candidato a todos os cargos da República. Exemplo: como candidato ao Senado, ao lado de Luiza Erundina, chegou a mais de um milhão de votos. É o militante na expressão máxima do termo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima