Caldeirão Político

PT LOCAL
Falha deste Capiau, idoso e cansado. Errou o nome de quem está na Presidência do Diretório Municipal do PT (Partido dos Trabalhadores). É presidenta Penéloti Mendes e não o professor Adelino Francisco de Oliveira, como publicado ontem. A memória traiu o escrevinhador desta coluna e, assim, pede desculpas.

 

SEM VAGAS
Está cada vez mais difícil achar uma vaga nos estacionamentos que cercam a Prefeitura. Na última segunda (30), a situação ficou ainda pior, com muita gente circulando pelo Centro Cívico, em virtude do leilão de veículos no auditório. Para achar uma vaga, nesse dia, as pessoas tiveram que andar até três quarteirões.

 

PANETONE
Um dos lugares mais visitados no Centro Cívico é a sala da secretaria de Governo. Por lá passam diariamente vereadores, sindicalistas e representantes de comunidades, todos sempre bem recebidos pelo secretário Carlos Beltrame e equipe. Lá, sempre tem café quentinho, pães e bolachas. Até panetone tem sido encontrado, ultimamente, como iguaria aos visitantes.

 

NÃO VINGOU
Uma manifestação das merendeiras da Nutriplus estava agendada para a manhã de ontem (31), na frente do prédio do Centro Cívico. Um pequeno grupo chegou por volta das 8h30, fazendo algum barulho, mas pelo que parece não houve adesão do restante da categoria. Por volta das 10h30 o grupo foi embora silenciosamente sem apresentar nenhuma reivindicação.

 

REGRAS
Durante reunião ontem (31), no Varejão da Paulista, com representantes das associações de bairros, a secretaria Nancy Thame (PV) conversou sobre as novas regras adotadas para o uso dos espaços públicos. Questionada três vezes por um mesmo cidadão, que dizia que no tempo do Barjas “não era assim”, Nancy comentou: “Não sei se o senhor tem ciência, mas o Luciano Almeida foi eleito democraticamente como novo prefeito de Piracicaba e daqui para frente tudo vai mudar”.

 

REUNIÕES
Desde que assumiu a Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente), Alex Gama Salvaia tem imposto um forte ritmo de trabalho junto a sua equipe. Com o intuito de democratizar a sua agenda, ele atende indistintamente a todas as solicitações, chegando a fazer até seis reuniões por dia. Esforço não falta.

 

SELO
A Câmara dos Deputados lança, nesta quinta (2), o tema anual comemorativo do bicentenário da Independência do Brasil. Foi quando o eleitorado, bem diferente do atual, elegeu seus representantes às Cortes de Lisboa. Desde 2017, a Câmara Federal realiza uma série de eventos para celebrar o bicentenário, que se completa em 2022 e, a cada ano, um tema tem sido escolhido para lembrar os fatos que antecederam àquela data história.

 

CASTELINHO — I
O ex-vice-prefeito João Chaddad (PSDB) — que coleciona “ex” por tantos e tantos cargos ocupados na Administração Pública de Piracicaba — não escondeu, a este Capiau, ontem, tristeza em relação ao sempre estimado advogado Fábio Ferreira de Moura (DEM). São os comentários sobre o Castelinho, que foi derrubado. “Eu vendi o imóvel do Castelinho quase três anos antes de ser derrubado; foi decisão dos novos proprietários”, comenta o arquiteto Chaddad.

 

CASTELINHO — II
Artista reconhecido e técnico consagrado, João Chaddad reflete sobre o tema com tristeza e um fio profundo de saudade: “No Castelinho, minha esposa ficava sozinha numa casa grande, que prejudicou sua própria saúde, uma solidão difícil. Resolvemos vender e compramos apartamentos, e eu não tenho nada a ver com a derrubada”. Ficou triste o antigo guerreiro, apaixonado por Piracicaba. “Sobre a Pinacoteca, minha paixão é desde o projeto”, resume, finalmente, pois há muita tristeza em torno de si, talvez melancolia.

 

OBSERVATÓRIO
Se os equipamentos têm contrato finalizado, o prédio foi devolvido sem a devida manutenção e o projeto com a Esalq está parado, a ponto do responsável que tomava conta ir embora, então o que falta para assumir que a Educação Municipal acabou com o Observatório? Só pergunta.

 

PDDE PAULISTA
Enquanto escolas da rede estadual estão conseguindo realizar pequenas obras, adquirir equipamentos e melhorar seus ambientes por causa do PDDE Paulista, algumas escolas da Rede Municipal de Educação em Piracicaba estão até pensando em deslocar alunos em função das más condições de prédios que a Secretaria Municipal de Obras tem demorado resolver. Depois, dizem que ter o patrão perto é melhor… Será? Melhor mesmo seria incluir a Rede Municipal no PDDE Paulista.

 

MERENDA
Conferindo os estoques de alimentos que chegaram agora, nota-se que são bem menos que da empresa anterior, considerados de baixa qualidade, pessoal novo e sem treinamento. É por isso que a Nutriplus consegue abaixar tanto o preço no pregão? Se esses não foram motivos para descaracterizar e retirar essa empresa, então quais serão? Só perguntando.

 

FRACASSO?
Na gestão anterior da Secretaria Municipal de Educação, todos queriam saber qual era o Plano Estratégico, que linha pedagógica o secretário iria seguir. Agora, já se passaram três meses da gestão atual, nem uma carta de intenções foi publicada. Será que o plano é esconder algo? O professor Gabriel Ferrato, secretário, entende de tudo em Educação e saberá explicar. É mestre e doutor.

 

CAMPESTRE
No cruzamento da avenida Laranjal Paulista com a Rodovia Cornélio Pires, saída para Tietê, os horários de pico têm sido dos mais perigosos que existem na cidade. Ontem (31), um orientador de trânsito estava no local, com todos os cuidados, mas nada ajuda em termos de mobilidade. A Prefeitura de Piracicaba e o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), ou Artesp, terão que se entender com mais brevidade possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima