Caldeirão Político

INDIRETA — I
Do ex-procurador-geral do município, Fábio Ferreira de Moura, ao arquiteto João Chaddad. Em um post em seu perfil no Facebook, sábado (28), relatou que, aos seis anos, a sua família se mudou para a rua Matias de Albuquerque, até então o bairro Jardim São Miguel, “que depois ficou conhecido como Castelinho de um famoso arquiteto de Piracicaba”, escreve. O advogado lamenta que o imóvel foi destruído na calada da noite, em véspera de Natal, com Alvará da Prefeitura. “O pior de tudo, ninguém falou nada”, acrescentou.

 

INDIRETA — II
Com um tom irônico, Fabinho Moura — como é carinhosamente chamado o Doutor Fábio Moura — lembra que a autorização partiu da Administração (embora não cite, claramente em referência à gestão passada) e sugere que, talvez, ninguém tenha reclamado na época, porque estava guardando forças para reclamar do prédio que não será demolido (ao referir-se à Pinacoteca Miguel Dutra). “Demagogia”, finaliza.

 

INDIRETA — III
Em outro post, no mesmo dia, o advogado mostra uma foto de uma retroescavadeira destruindo o antigo “Castenho”. Fabinho escreve: “Que triste, a História do imóvel que mudou o nome de um bairro foi destruída. E ninguém defendeu, nem quem o projetou e construiu, que era amigo do rei” (novamente, sem citar o nome, mas em clara referência ao “famoso arquiteto de Piracicaba”).

 

INDIRETA — IV
Para arrematar a crítica ao movimento contrário à mudança da Pinacoteca, o ex-procurador escreveu que “fico aqui pensando” porque foi alugado um imóvel na rua Governador para uma secretaria municipal se a Prefeitura possuía muitos locais para o mesmo fim. “Mas me preocupo porque os ‘palatinos’ (não seriam paladinos, doutor?) defensores do erário público nunca se manifestaram”, questiona. “Não sabiam? Eram da situação? Serão candidatos a deputado? Hipocrisia e demagogia”. Desta vez, a indireta foi mais generalizada.

 

DETALHE
O único detalhe que este Capiau faz às manifestações do advogado Fábio Moura é simples demais: apesar de ter mudado o nome de um bairro, o prédio — salvo erro deste Capiau, idoso e cansado — era particular. A Pinacoteca e seu prédio são públicos. Diferença rápida, mas há certa diferença.

 

PINACOTECA — I
Os desencontros entre o titular da Semac (Secretaria da Ação Cultural), Adolpho Queiroz (PL), e este jornal, não prejudicam, de forma alguma, a dedicação que A Tribuna Piracicabana sempre teve e tem em favor do setor na cidade, destacando-se o SIHP (Salão Internacional de Humor de Piracicaba) e as próprias ações do secretário. O professor Adolpho Queiroz sabe disso e, aqui, se faz jornal nos limites possíveis de um veículo do Interior. Continuamos sempre às ordens, sempre.

 

PINACOTECA — II
Se a Prefeitura Municipal tem um plano novo para o acervo da Pinacoteca Municipal, com seus 50 anos de história e também de construção do prédio, nada mais aconselhável do que desenvolver audiência pública para tratar do tema. Os artistas, os amigos, os apaixonados irão, com certeza, contestar, mas não é o veículo que divulga — contra ou a favor — que precisa ser atacado. Há muita coisa lamentável nisso, que poderia ser evitada através do debate. E a imprensa é um espaço para todos os lados, ao contrário de certas redes sociais.

 

AVANTE
Formado em cerca de 300 municípios paulistas, o Partido Avante trabalha com a expectativa de fixar-se em todas as cidades do Estado, no máximo em 120 dias. A informação é do presidente estadual da legenda, deputado Campos Machado — apaixonado que foi pelo PTB! —, que criou vinte departamentos temáticos no partido, desde que assumiu sua presidência em São Paulo, há menos de oito meses. Bem ao estilo petebista.

 

CERTO?
O Concurso de Remoção dos professores da rede municipal de educação de Piracicaba ainda está sendo comentado. Depois de adiar a data da indicação das escolas para a remoção, o comentário é que supervisoras que integram a Comissão de Avaliação liderarem a classificação de pontuação para solicitar a remoção. É certo isso? Ou este Capiau, idoso e muito cansado, é que está errando demais?

 

DORIA — I
Nesta segunda (30), no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria e o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, lançaram as primeiras ações do Programa Desenvolve Municípios, parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), Secretaria da Fazenda e o banco Desenvolve SP, que incluem obras de pavimentação, recapeamento e iluminação pública, entre outras, em prol das cidades paulistas.

 

DORIA — II
Serão disponibilizados R$ 1 bilhão, com juros equalizados pelo Governo do Estado. “Esse é o maior programa de financiamento já realizado pelo Governo de SP em qualquer tempo. Estamos disponibilizando R$ 1 bilhão para créditos aos municípios paulistas. É um recurso extremamente expressivo, considerando as condições em que estão sendo disponibilizados e capilarizados para os municípios com mais de 50 mil habitantes”, disse Doria. Candidato ao Planalto?

 

REFORMA
A sede própria do Partido dos Trabalhadores (PT), rua Monsenhor Francisco Rosa, 551, deve passar por reforma em breve. Segundo o professor Adelino Francisco de Oliveira, presidente do PT local, há um movimento que se chama “Ocupe a sede”, que tem atuado para restaurar a sede do Partido dos Trabalhadores (PT) na cidade, na dinâmica de resgate da própria democracia.

 

CARECA
Se um dos maiores goleadores da década de 80 foi o artilheiro Careca, em Piracicaba tem um Careca que só dá bola fora e soma atritos dos quais não suportará. E nada tem a ver com o empresário Edgard Camolese (PSDB), careca como este Capiau, que teria passado — e não passou? — no estacionamento de veículos do primeiro escalão da Prefeitura, no Edifício do Centro Cívico. Jamais faria isso!

 

PAULA SOUZA
O CPS (Centro Paula Souza) está com as inscrições abertas para a 13ª edição da Escola de Inovadores, curso de extensão gratuito organizado pela Inova CPS com objetivo de ensinar pessoas com espírito empreendedor a transformar ideias inovadoras em startups. Para participar, é necessário apresentar uma proposta de empreendedorismo que será avaliada com base em critérios como inovação, viabilidade técnica e potencial de mercado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 10 de setembro no site inova.cps.sp.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima