A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde e Obras, entregou, ontem (19), o Anexo à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Piracicamirim. Moderna, a obra foi construída no sistema modular em dois meses. Uma construção com as mesmas características, em alvenaria, demoraria 12 meses para ser concluída. O Anexo conta com 42 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermaria para atender, inicialmente, pacientes acometidos pela Covid-19. O investimento é de R$ 5,3 milhões e a obra foi realizada pela empresa Cesar Container Eirelli.
SOLENIDADE
A solenidade de entrega da obra reuniu autoridades da área de saúde, empresarial e política da cidade, além de moradores da região. Para o prefeito Luciano Almeida, a cidade vive um momento importante de combate à pandemia, com mais de 400 mil doses de vacina contra Covid-19 já aplicadas e início da redução nas restrições decorrentes desta doença, visando a retomada da economia e da vida normal da população. “Hoje, afirmo que estamos um passo à frente, pois o futuro das obras públicas deve ser neste modelo de construção: mais rápido, limpo e ecologicamente correto. As Secretarias de Obras e de Saúde já trabalham no projeto para a reforma da UPA Piracicamirim, que necessita urgentemente de melhorias”, destacou o prefeito.
Luciano também anunciou que será feita uma enquete com a população para escolher o nome do Anexo. “Queremos saber dos piracicabanos quem deve receber esta homenagem”, completou.
FILEMON
Para o secretário de Saúde, Filemon Silvano, a entrega desta unidade é um divisor de águas na saúde pública municipal. “Estou muito feliz em fazer parte deste momento e poder entregar à população um local moderno para atendimento em saúde. Hoje, nesta unidade, podemos dizer que temos um espaço digno de rede particular e que atende aos pacientes do Sistema Único de Saúde. Agradeço ao Luciano pela confiança e ousadia em encarar este desafio junto com nossa equipe. Aos funcionários da saúde que nos deram todo o suporte necessário para que, hoje, esta unidade estivesse aqui, mas além disso, pelo empenho de todos no combate à Covid-19 e na busca de uma saúde ainda melhor para nossa cidade”, disse Filemon.
OBRAS
De acordo com o secretário de Obras, Paulo Sérgio Ferreira, a construção modular utilizada nesta obra é considerada um dos métodos mais modernos do mundo e comum em países como Estados Unidos, Europa e Japão. No Estado de São Paulo, apenas a capital e região metropolitana contam com este tipo de obra. No interior, esta é a primeira unidade de saúde pública a ser construída neste formato. “Hoje podemos ver que uma obra pública não precisa ser morosa e cheia de aditivos financeiros. A entrega deste anexo mostra nossa preocupação com a população e o dinheiro público. É algo que vai transformar a saúde de nossa cidade”, disse Ferreira.
ALESP
Representando a Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), o deputado estadual Roberto Morais também enalteceu a nova unidade de saúde. “Esta semana começamos bem e estamos terminando melhor ainda. Na segunda-feira estive no gabinete do prefeito e entregamos a emenda de R$ 1 milhão para a construção da UBS Tatuapé 2. Dinheiro este que já está na conta do município e que em breve terá seu projeto e licitação aprovados para início breve das obras. E hoje estamos aqui, entregando essa importante unidade de saúde, moderna, aos piracicabanos. Acredito que estamos no caminho certo, Piracicaba está no caminho certo”, disse.
CÂMARA
Em nome dos vereadores presentes à solenidade, o presidente da Câmara, Gilmar Rotta ressaltou a importância da construção. “Hoje é mais um momento importante para a saúde de Piracicaba. Esta unidade vem para assumir uma demanda importante e exclusiva da cidade, são leitos para os piracicabanos que serão muito bem atendidos aqui”, disse Rotta.