Caldeirão Político

BOAS — I
Inauguração do anexo da UPA Piracicamirim, vacinação avançando no município, liberação de eventos culturais e sociais e confirmação da criação da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba). Depois de um começo difícil, marcado pelo enfrentamento da pandemia do coronavírus, a Administração começa a colecionar boas notícias, revelando que o segundo semestre deve ser promissor para Piracicaba em vários sentidos. Que assim seja!

 

BOAS — II
Com a flexibilização do horário de funcionamento dos bares e restaurantes, o turismo regional também deve dar sinais de recuperação, aquecido com a volta imediata dos centros gastronômicos turísticos da Rua do Porto e do bairro Monte Alegre, assim como em outras áreas da cidade. A Semdettur deve anunciar, em breve, um novo ciclo de fortes investimentos em ampliações e de novas indústrias em nosso parque industrial, além da instalação do HUB Piracicaba no Parque Tecnológico.

 

FLEXIBILIZAÇÃO
Importante lembrar que, apesar da flexibilização anunciada terça (17), pelo Decreto Municipal nº 18.847, os eventos que geram aglomerações como casas noturnas, shows com público em pé, competições esportivas com público e pistas de dança continuam proibidos, pelo menos até 31 de outubro.

 

“FALA PIRA” — I
Conhecido pelo canal “Fala Pira”, o vereador Cássio Luiz Barbosa (PL) virou notícia no site G1, portal de notícias da Globo, por tentar arrancar um radar de velocidade na rodovia Geraldo de Barros (SP-304), no trecho que liga Piracicaba a São Pedro, na altura do quilômetro 178. A matéria informa que o parlamentar fez uma transmissão ao vivo nas redes sociais mostrando o momento que arranca o equipamento.

 

“FALA PIRA” — II
A reportagem detalha que a justificativa do edil é baseada em resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), válida desde novembro de 2020, que proíbe a instalação de radares em locais escondidos e sem a indicação do limite de velocidade na via. Ainda segundo a matéria do G1, o vereador desmonta e tenta arrancar o equipamento da barra em que está preso, mas não consegue. “Então, decide desligá-lo”, informa.

 

“FALA PIRA” — III
Especialista em direito público ouvido pela EPTV disse que o vereador não tem o direito de arrancar o radar, “mesmo que esteja instalado fora das normas”. A orientação, nestes casos, é informar a irregularidade a um órgão de trânsito que fará a retirada de forma legal. O advogado acrescenta, ainda, que, caso o equipamento tenha sido danificado, o vereador pode responder por dano ao patrimônio público e até quebra de decoro.

 

“FALA PIRA” — IV
A Concessionária Eixo SP, responsável pelo trecho da rodovia, lamentou a atitude do vereador, enquanto nem a Câmara Municipal de Piracicaba, tampouco a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), preferiram não se manifestaram sobre o caso. No caso do Legislativo, a resposta é de que “só cabe ao parlamentar falar sobre o assunto”.

 

“FALA PIRA” — V
Em live no canal “Fala Pira”, Cassio Luiz disse que “não foi muita surpresa” a matéria produzida “pela Rede Globo de Televisão”. Ele sugeriu aos editores da empresa de comunicação a produção de matéria — “como eu fiz”, disse — mostrando que a população vem sofrendo, com desemprego, com taxas abusivas, com aumentos de impostos abusivos, pedágios e mais pedágios. “Isso a Globo não mostra”, concluiu.

 

“FALA PIRA” — VI
Embora a matéria do Site G1 não utilize a palavra “vandalismo”, o vereador disse que a reportagem entrou em contato com ele como se tivesse cometido “vandalismo”. “O que o poder público tem feito com a população é vandalismo e em nenhum momento eu danifiquei o aparelho, eu só tirei do local, porque é inconstitucional, é ilegal”, afirmou.

 

“FALA PIRA” — VII
Idoso e bem cansado, como sempre, o Capiau entende pouco de mídias sociais, mas sabe que o político, de modo geral, quer “aparecer bem na foto”. Vereador mais votado por fazer nas redes sociais o que já foi desenvolvido em outras mídias, como o rádio, por exemplo, Cássio Luis buscou holofote, ao custo de uma ação que pode ser questionada legal e até mesmo por decoro, caso a Câmara coloque a Comissão de Ética para funcionar. Como parlamentar, ele tem condições de buscar o caminho institucional, mas até o mais ingênuo sabe que atitudes intempestivas dão likes, seguidores e compartilhamento. Resumo: Fala Pira sabe fazer política eleitoral (?) e este Capiau parou no tempo, publicando reivindicações (…).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima