Corredor Caipirar: fotos ressaltam biodiversidade do interior

“Fauna caipira”, de Eduardo Kiehl, é a vencedora pelo Júri Técnico – Crédito: Eduardo Kiehl

O concurso de fotos “Conectando Paisagens e Pessoas”, realizado pelo projeto “Corredor Caipira”, já tem os premiados. “Fauna caipira”, de Eduardo Kiehl, foi a fotografia escolhida como vencedora pelo Júri Técnico. Já “Olhos Amarelos”, de Rodrigo Borges Missano, foi a imagem mais votada pelo público e a vencedora do Prêmio Júri Popular.
O projeto “Corredor Caipira” é realizado pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da Esalq/USP e pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Os trabalhos vencedores ressaltam a biodiversidade do interior paulista e ambos os autores ganharão um passeio de balão, com direito a um acompanhante, pela região de Piracicaba, em data a ser definida.
Além disso, os 20 primeiros colocados por decisão do Júri Técnico (o vencedor e mais outros 19) receberão um kit personalizado do projeto, que inclui certificado, camiseta, ecobag, chapéu tipo australiano, caneta de bambu, bloco de notas ecológico e caneca acrílica.

JURI TÉCNICO

 

Realizado entre os dias 21 de junho e 13 de julho, o concurso recebeu 343 fotos produzidas por 71 pessoas, entre fotógrafos profissionais e amadores. O Júri Técnico, formado por uma comissão interdisciplinar do projeto, selecionou a imagem vencedora – “Fauna caipira”, de Eduardo Kiehl.
Como o edital previa, foram levados em conta questões como a valorização da agrobiodiversidade, de forma a trazer à tona a conexão entre paisagens e pessoas dessa região do estado de São Paulo inserida nos biomas mata atlântica de interior e cerrado paulista.
Assim, as fotografias participantes do concurso, obrigatoriamente, deveriam se enquadrar nos seguintes subtemas: agroecologia; relações entre cultura e meio ambiente; relações entre o ser humano e a natureza; e biodiversidade nativa regional (flora e fauna).

“Olhos Amarelos”, de Rodrigo Borges Missano, é a vencedora do Júri Popular – Crédito: Rodrigo Borges Missano

JURI POPULAR 

 

Além do trabalho vencedor, o Júri Técnico selecionou outras 19 fotografias, que ficaram disponíveis para votação do público nas redes sociais do projeto entre os dias 6 e 13 de agosto. A imagem vencedora – “Olhos Amarelos”, de Rodrigo Borges Missano – obteve 915 votos. No total, foram registrados 4074 votos para todos os 19 trabalhos que estavam na disputa.

Os nomes dos autores desses trabalhos, assim como os títulos das fotos e o número de votos estão disponíveis na página no projeto: https://corredorcaipira.com.br/concurso/

 

O que é O Projeto Corredor Caipira

 

O projeto “Corredor Caipira – Conectando Paisagens e Pessoas” tem como objetivo implantar 45 hectares de florestas e agroflorestas e formar corredores agroecológicos que conectam importantes fragmentos florestais no estado de São Paulo. A iniciativa reúne atividades focadas na conservação da fauna e da flora no território que abrange, diretamente, Piracicaba, São Pedro, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra e Anhembi.
Outros 13 municípios serão beneficiados indiretamente, por meio do auxílio na definição de áreas prioritárias para restauração florestal, com intuito de melhorar a conectividade entre matas nativas. São eles: Avaré, Analândia, Bofete, Botucatu, Charqueada, Corumbataí, Guareí, Ipeúna, Itatinga, Itirapina, Pardinho, Rio Claro e Torre de Pedra.
Aprovado na Seleção Pública do Programa Petrobras Socioambiental, o “Corredor Caipira – Conectando Paisagens e Pessoas” passou a contar com o patrocínio da Petrobras. Entre os parceiros, estão comunidades locais, pesquisadores, educadores, empresas, instituições de pesquisas e órgãos ambientais da esfera pública.
Saiba mais sobre o projeto por meio das redes sociais: Facebook e Instagram (@corredorcaipira). O site oficial é www.corredorcaipira.com.br .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima