Caldeirão Político

RESULTADOS— I
Piracicaba está ranqueada entre as 50 cidades brasileiras que mais contrataram com carteira assinada no primeiro semestre de 2021, com a criação de 4.108 novos postos de trabalho. O número representa o saldo entre admissões e demissões no período, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

 

RESULTADOS — II
Ainda segundo o Caged, Piracicaba está em 12º lugar entre os municípios paulistas que mais contrataram com carteira assinada. O segmento da indústria foi o que mais contratou nos primeiros quatro meses, com o comércio liderando as contratações em maio e a construção civil puxando o índice de contratações no mês de junho.

 

TURISMO — I
Segundo analistas da Semdettur, o turismo regional, com demanda reprimida, deve se aquecer rapidamente, tão logo o Plano São Paulo permita a flexibilização da fase de transição. Isso deve se refletir imediatamente nos centros gastronômicos turísticos da Rua do Porto e do bairro Monte Alegre.

 

TURISMO — II
Atuando nesta perspectiva, a Semdettur está trabalhando na implantação de protocolos para reabertura dos equipamentos públicos e privados (pedalinho, trem turísticos e outros), além da adequação de protocolos para os bares, restaurantes e hotelaria, orientando a reabertura com segurança e prevenção. Ótimo, Júnior Guidotti.

 

SOCIALISTAS — I
O diretor do CCS (Centro de Comunicação Social) da Prefeitura, Antonio Carlos Bonassi, não perdeu a oportunidade de brincar na sexta (5), com o presidente da Caterpillar do Brasil, Odair Renosto, durante visita dele ao prédio do Centro Cívico. Ao apresentar a sua equipe para Renosto, Bonassi identificou os jornalistas, artefinalistas e os responsáveis pelas “mídias socialistas”.

 

SOCIALISTAS — II
Ainda no tom de brincadeira, Odair Renosto perguntou então onde estavam os responsáveis pelas mídias capitalistas. Bonassi e Renosto são velhos conhecidos da Caterpillar, tendo trabalhado juntos por mais de 35 anos na multinacional.

 

VACINAÇÃO
A Prefeitura de Piracicaba tem trabalhado para acelerar a vacinação contra a Covid-19 em Piracicaba. Até ontem, 06/08, de acordo com o Vacinômetro do Governo do Estado de São Paulo, foram aplicadas 239.779 primeiras doses, o que representa 58,8% da população geral, que segundo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é de 407.252 pessoas.

 

CPI MERENDA — I
José Osmir Bertazzoni assessora, como advogado trabalhista, desde o início da CPI da Merenda, juntamente com Bruna Togni (jornalista) e assessora do Gabinete do vereador Paulo Camolesi, e vem ditando o ritmo dos trabalhos com dedicação para solucionar o sofrimento das merendeiras terceirizadas.

 

CPI MERENDA — II
Na última seção da CPI da Merenda, quarta (4), Bertazzoni ficou no plenário orientando vereadores por WhatsApp, sempre atento aos detalhes. E, para os mais antigos como este Capiau, Osmir é experiente na matéria, como o “ministro” Miromar Aparecido Rosa, o Miro.

 

CPI MERENDA — III
O vereador Fabrício Polezi (Patriotas) — que nunca participou da CPI, o fez pela primeira vez; porém, ficou claro o intuito de atacar Bertazzoni —, questionou a merendeira se o Sindicato dos Municipais fazia visita constante em sua unidade de trabalho. E, depois, concluiu: “O Sindicato dos Municipais deveria trabalhar e fica deitado em berço esplêndido”.

 

CPI MERENDA — IV
Bertazzoni pediu a palavra e, de forma educada, disse que o vereador Fabricio Polezi estava usando da pessoalidade e que, pela legislação trabalhista vigente em nosso país, infelizmente, o Sindicato dos Municipais tem a prerrogativa de defender apenas os servidores públicos, fato que as merendeiras terceirizadas são contratadas por empresas particulares e seu sindicato representativo é o Siemaco.

 

CPI MERENDA — V
As merendeiras do serviço público concursadas possuem muito mais benefícios e fiscalização da Ouvidoria do Sindicato dos Municipais e também da Cipa que se preocupam com a segurança e o bem-estar delas. Nada, porém, podem fazer para as terceirizadas.

 

CPI MERENDA — VI
As merendeiras contratadas pelo serviço público através de concurso possuem outros direitos e possuem melhor condições de trabalho e renda, fato que o Serviço Público não visa lucro; já as merendeiras que trabalham terceirizadas são exploradas, fato que as empresas privadas que participam desta modalidade de contrato visam lucro.

 

LUBRIFICANTES
A Prefeitura de Piracicaba informou à imprensa que tem lubrificantes (KY) em todas as unidades de Saúde. Atento, o Movimento de Combate à Corrupção – Piracicaba, ou melhor, Walter Koch, fez o papel de fiscalizador e ligou em todas as unidades. Qual a surpresa? Nenhuma tem o lubrificante. É mole?

 

REPRESENTANTE
O representante de fato dos servidores públicos de Piracicaba, Carlos Calcinha, lembra que, desde a eleição de Bolsonaro, o servidor não tem aumento. Calcinha diz que prova que, nesse período, o máximo foi apenas a reposição inflacionária; 2020 nem a reposição; 2021 nem a reposição. Veio lei de cima…

 

NÃO PARA
Carlos Calcinha ainda acrescenta o fato da inexistente valorização do governo Barjas Negri (PSDB), que não liberou a reposição inflacionária em 2020, quando ainda não havia impedimentos federais.

 

COMEMORAÇÃO
Entusiastas da direita “comemoraram” a agressão sofrida por Francys Almeida (PCdoB, esquerda pura), como se fosse justificável a violência exacerbada. Francys defende-se: “A grande diferença de mim e eles é que, se fossem eles no meu lugar, eu os visitaria no hospital, caso fosse possível, e me solidarizaria, independente da visão política”. Humanismo leva a uma vida melhor.

 

INCOERENTE
Em redes sociais, surgiram todo tipo de argumento para “recontar” o que é claro no vídeo: em nenhum momento, Francys Almeida tratou mal o carteiro, tão somente pediu o uso de máscaras. Mas é um problema que vai correr pelo Poder Judiciário.

 

QUARTEL? — I
Uma das reclamações que mais se ouve dos que vão às dependências do Engenho Central para tratar e cuidar da coisa pública é que o trato por ali é na quartelada por parte de alguns. Cabe ao secretário — que é um querido e “fofo” exemplar de bonachão, o querido professor Adolpho Queiroz — ensinar a alguns de seus subordinados que cultura e grosseria não dão samba? Alô, professor Adolpho! Está ficando feio.

 

QUARTEL? — II
Chegou a este Capiau, já cansado e bem idoso, que rudes expressões foram ouvidas pelo grupo que acompanhava aos vereadores Pedro Kawai (PSDB) e Rai de Almeida (PT) durante visita de inspeção no Engenho Central, na última quinta (5). Esse grupo, composto também por jornalistas e demais assessores, registrou frases “cordiais” ditas por alguns servidores e dirigidas de maneira solta e sorrateira. Parece que coisas como “bando de pó de arroz” e gritos de guerra foram ouvidos por todos. Será verdade, senhor secretário? Estamos nesse pé?

 

AINDA DÁ TEMPO
Faltam certamente experiência e habilidade política a muitos dos escolhidos e nomeados pelo prefeito Luciano. Logo ele, tão educado e gentil, não merece ser de forma alguma associado a tantos casos de falta de gentileza e educação, seja por servidores em cargo de confiança, seja, mesmo, por alguns secretários. Receber bem aos vereadores e vereadoras, dando a eles acesso para que possam fiscalizar o que lhes é de direito, não é bondade — é obrigação, lei. Usar de gentileza e respeito às autoridades é mais que bom tom, é prática republicana. E precisa ser ensinada. Alô, Prefeito! Vamos orientar melhor essa moçada? 200 dias já foram, mas ainda dá tempo.

 

RODA, RODA
“Roda mundo, roda pião, roda moinho, roda-gigante” – assim já cantou o mestre Chico Buarque, profeta profano da canção brasileira. E como o mundo roda! Ou melhor: capota! Nas terras donde o peixe para não é diferente. Não é? Falando em música boa e músico bom, a roda do destino girou e colocou o músico querido de todos, Rui Kleiner, como diretor do Teatro Municipal. Que beleza! Nada como alguém, de fato, gentil e da cultura para cuidar do que é de cultura e precisa de gentileza. Boa escolha! Mas a pergunta fica: perdeu a esquerda piracicabana (e o PT) com a ida de Kleiner para o governo do DEM ou já era esperado? Roda mundo, roda pião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima