Caldeirão Político

GREVE — I
O Sinteps (Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza), que representa os professores e funcionários das Etecs (Escolas Técnicas) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia), informa o início da greve sanitária desde ontem (2). Diferente das outras greves, a sanitária não prevê a suspensão do trabalho, mas sim a sua continuidade no formato remoto, enquanto a pandemia de Covid-19 estiver fora de controle.

 

GREVE — II
A decisão pela greve foi tomada após determinação da Superintendência do Centro, de forçar o retorno às aulas presenciais a partir de ontem (2), fato que gerou indignação e insegurança na maioria dos trabalhadores e estudantes. A presidente do Sinteps, Silvia Elena de Lima, tece severas críticas à Superintendência do Centro, que abre mão da autonomia que a instituição tem, por ser autarquia de regime especial.

 

GREVE — III
Em resumo: o Sinteps reivindica a manutenção do ensino remoto, na forma como vem sendo ministrado desde o início das medidas de isolamento social, até que haja condições seguras para o retorno.

 

EVANGÉLICOS
Há certeza, por várias pesquisas, que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não é mais unanimidade entre os evangélicos, mesmo entre os neopentecostais. O Portal do José — matéria em outra página desta edição — mostrou o exagero do chefe da Nação em falar de um quarto problema que ficou aos cuidados das orações do pastor JB, ao decolar de Brasília. Quando chegou em Presidente Prudente, o problema estava resolvido, sem dizer qual foi.

 

TUCANOS
O ninho dos tucanos está mesmo para o governador João Doria, que levou para o partido o vice-governador Rodrigo Garcia, eliminando a candidatura do ex-governador Geraldo Alckmin pelo PSDB.

 

SOLIDARIEDADE
O deputado federal Vicentinho (PT) enviou mensagem de solidariedade ao amigo e companheiro de sindicalismo José Osmir Bertazzoni, tendo em vista ofensas que recebeu do vereador Fabrício Polezi (Patriotas), na Praça José Bonifácio, durante manifestação da esquerda contra o governo do presidente Jair Bolsonaro.

 

RÁDIO
O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Região, presidido por José Valdir Sgrigneiro, quer mudar, em breve, o conceito de informação: com um sistema inédito de aplicativo, vai atingir mais de onze mil servidores municipais da região (Piracicaba, São Pedro, Águas de São Pedro, Saltinho e Charqueada). Trata-se, como explica o tesoureiro José Osmir Bertazzoni, da Rádio Central Metrópole. Atualmente, o Sindicato já tem um Canal de TV, via YouTube, de segunda a sexta, das 11h30 às 12h30.

 

DIEESE
Carlos Calcinha, defensor do Dieese, tem feito apontamentos, focando principalmente nos reajustes dos servidores. São três anos sem reajustes? Calcinha tem tabelas e planilhas provando que o servidor tem sido injustiçado. Uma pena que tenha que moderar um grupo que não se esforça pelo que é de direito, mas a Prefeitura, com certeza, fica tranquila baseada em decisões na área federal.

 

PSD
Em março, a cidade e a região poderão ter uma debandada para o PSD de nomes importantes do Executivo, incluindo secretários e “vassalos da política”. O PSD (Partido Social Democrático) é liderado em nível nacional pelo ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. Pelo jeito, o acordo com o PSB do ex-governador Márcio França está desenhado e um nome especial é do ex-governador Geraldo Alckmin.

 

QUEM PERDE?
Com isso, quem vai perder bem é o DEM (Democratas), numa boa rima. O vereador Zezinho Pereira (DEM), agora, não se definiu bem se estará ao lado do prefeito Luciano Almeida (DEM), ou não. Ao que parece, o vereador Laércio Trevisan Junior (PL) é o que mais apoio dá e o que mais defende o chefe do Executivo, ao lado do seu companheiro Adolpho Queiroz, titular da Semac (Secretaria da Ação Cultural).

 

BEBEL
O vice-presidente do PCdoB em Piracicaba, Francys Almeida — recuperando-se de fratura no pé direito —, entende que a liderança da esquerda na cidade está nas ações que desenvolve a deputada estadual Professora Bebel (PT). Por isso, prevê que, em 2022, disputando a reeleição, a Professora Bebel (presidente da Apeoesp) terá muito acima dos 100 mil votos e que, pelo menos, 20 mil serão em Piracicaba. “O trabalho dela está muito forte, é bastante ativo o seu mandato popular”, afirma Francys.

 

QUATRO!
O vice-presidente do PCdoB, Francys Almeida, entende ser positiva a recondução dos três deputados com domicílio eleitoral na cidade, defendendo que “seria importante aumentar a representatividade do município; quem sabe (?), em 2022, tenhamos quatro deputados estaduais com domicílio aqui”, afirma, entendendo que haverá pulverização total”, pois correm 15 pré-candidatos ao Palácio Nove de Julho e 10 para a Câmara Federal.

 

REPÚDIO
A Fenaert (Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão) se une à Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e repudia, de forma veemente, o pedido de quebra de sigilo bancário da Rádio Jovem Pan, feito por integrantes da CPI da Pandemia na sexta (30), sob a alegação de que a emissora estaria difundindo notícias falsas em meio à pandemia de Covid-19.

 

MOTTA
O presidente da CNC Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), José Roberto Tadros, recebeu segunda (2), na sede da entidade no Rio de Janeiro, o relator do Projeto de Lei 3.887/2020, deputado federal Luiz Carlos Motta (PL-SP), com objetivo de discutir os detalhes do PL, que institui a CBS (Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços). Muita discussão ainda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima