Empem: sexta temporada filosófica vai começar em 3 agosto 

Romualdo Cruz Filho, jornalista e professor de filosofia – Crédito: Divulgação

O Curso Livre de Filosofia (CLF) da Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (EMPEM) completa três anos de criação. Iniciado em 2019, seu objetivo para o próximo semestre é reunir a sexta turma, a partir de agosto, em uma jornada de três meses de estudos sobre filosofia ocidental.

Os encontros poderão ser presenciais ou online, à escolha do interessado, divididos em três períodos: filosofia clássica, filosofia medieval e filosofia moderna. Cada módulo é independente e o aluno pode escolher o conteúdo que tiver maior interesse, sem qualquer pré-requisito, além do gosto pelo assunto. Segue abaixo a programação completa de cada módulo.

Romualdo da Cruz Filho, jornalista e professor de filosofia, com mestrado em Filosofia da Educação pela Unimep, explica que a proposta é possibilitar um entendimento amplo dos conceitos fundamentais que demarcaram os principais movimentos filosóficos e evidenciar a forte relação de ideias entre os pensadores que neles se destacaram e o processo de superação das mesmas ao longo do tempo.

“Invariavelmente, há um embrião para percursos reflexivos posteriores em ideias que ficaram para trás no tempo, como aporias, sem uma solução convincente e evidente, ou que ganharam novas perspectivas quando foram recuperadas e reinterpretadas sob novas chaves conceituais”, observa.

A filosofia, segundo Cruz Filho, é dinâmica e cada novo conceito de peso traz consigo outros conceitos que lhe serviram de referência, possibilitando um melhor entendimento da nossa existência e do nosso viver. “Sempre enfatizo a importância dos pré-socráticos, de Platão e Aristóteles nas discussões filosóficas que os sucederam. Há temas abordados na antiguidade e na idade média que perduram até os dias atuais, pela riqueza de suas observações e capacidade explicativa, e que possibilitaram avanços no pensar o viver”, diz.

Ele defende a relevância da cultura filosófica, no sentido amplo do termo, para se compreender a dimensão humana e sua interface com a ciência, a natureza e a estética da arte, amalgama possível apenas a partir da assimilação básica desse patrimônio da humanidade, acumulado ao longo de milênios. “O mergulho só é possível quando sabemos que há profundidade e desafiamos os limites da superfície”, destaca.

Romualdo critica também o esvaziamento do conhecimento filosófico nos dias atuais, que o transforma em algo simplificado para fins de vestibular ou para agradar redutos específicos. “A filosofia que se destaca no mercado atual de ideias tem se apresentado como um encadeamento de datas e de conceitos encaixotados, quando não são usados apenas como autoajuda ou satisfação de minorias militantes ou maiorias irritantes”.

“Filosofia é algo muito mais consistente, perturbador e necessário para a vida madura. Ela nos possibilita, antes de tudo, compreender o quanto a sociedade perdeu de senso de intensidade da vida, seja no plano espiritual e de valores, seja no plano da investigação da natureza, seja na relação com o instrumental científico, e confunde isso tudo com entretenimento pueril, complexidade desnecessária e superada ou ainda jogo de interesses de grupos ideológicos. Filosofia é o universal e deveria ser a base para qualquer ciência ou conhecer novo”, observa.

Sua síntese sobre a realidade é um alerta sobre a escolha que temos feito em relação aos nossos focos de interesse, o que pode fortalecer as grades que nos aprisionam aos mecanismos artificiais para a condução dos nossos projetos de vida. “Vivemos hoje na superfície de nós mesmos, sem a grandeza da arte, encantados com nossa profunda futilidade, que é a capacidade de nos entreter com o que há de mais banal, sem dimensionarmos as consequências disso tudo e sem nos atermos aos seus aspectos fenomenológicos que movimentam o mundo. É uma vida sem a consciência de si mesmo, sem a consciência do viver”, conclui.

Curso Livre de filosofia da EMPEM 

Três módulos: Filosofia Clássica, Filosofia Cristã e Filosofia Moderna

Primeiro módulo, todas as terças-feiras, a partir do dia 03 de agosto, sempre às 19 horas

Segundo módulo, todas as quintas-feiras, a partir do dia 05 de agosto, sempre às 19 horas

Terceiro módulo, todos os sábados, a partir do dia 07 de agosto, sempre às 10 horas.

Aulas presenciais na EMPEM, na Rua Santa Cruz, 1155, Bairro Alto,

Online, pelo meetgoogle.com.br, nos mesmos dias e horários

Mais informações, pelo fone (19) 3422-2464 ou pelo e-mail: [email protected] / [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima