Caldeirão Político

LEITORES — I
Do Estado do Espírito Santo, capital Vitória, vem uma carta que o Capiau registra como produção dos leitores. É de João Baptista Herkenhoff, juiz de direito aposentado, e tem tudo a ver com a atualidade política, desde que o ex-juiz federal Sérgio Moro, de Curitiba, fez o que fez, em nome do Poder Judiciário. Todos sabem da história.

 

LEITORES — II
Diz a carta: “Lula não é culto, no sentido mais comum do que é isto de ser culto. Lula comete erros de linguagem ao falar, erros que os adversários não perdoam porque, para muitos, conhecer Camões, Rui Barbosa e os grandes escritores é mais importante do que perceber a alma popular, sofrer com o povo e alegrar-se com o povo”.

 

LEITORES — III
E continua: “Lula não é culto como são cultas algumas pessoas que viajam ao Exterior e que ficam aborrecidas quando são indagadas a respeito do brasileiro mais conhecido fora do Brasil. Lula não é culto, mas apoiou a cultura”.

 

“HUMILDEMENTE”
As soluções que Edvaldo Brito (Avante) tem para o problema dos “moradores de rua” em Piracicaba foram colocadas em live ontem (21). Começou, afirmando “humildemente”, e que levará os detalhes em mãos ao prefeito Luciano Almeida (DEM), cujo encontro deve acontecer sexta (23). Segundo Brito, estão chegando muitas pessoas da região e que a população de Piracicaba trata muito bem os “moradores de rua”.

 

QUESTIONAMENTOS
Para Brito, há necessidade de “uma força-tarefa” para se resolver o problema dos “moradores de rua” em Piracicaba. Euclídia Fioravante, titular da Smads (Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social), deverá receber vários itens de questionamentos e que serão entregues, primeiramente, ao prefeito Luciano Almeida, já que, segundo ele, Brito, “a secretária está muito brava comigo”.

 

FORTE
Na praça política — e os secretários não ficam longe dos comentários —, o nome de Euclídia Fioravante continua forte no primeiro escalão do prefeito Luciano Almeida. Mas não deixa de, nas redes sociais, ser considerada uma secretária “de saída”, devido à colocação de tantas dúvidas sobre os “moradores de rua”. Só que a chefe de Gabinete, Daniela Molina, afirma que a secretária Euclídia “está forte”.

 

SUGESTÕES
As sugestões de Edvaldo Brito (Avante) são ótimas, de alto significado, mas é certo, ao mesmo tempo, que não trazem muita novidade, já que o assunto vem sendo discutido ao longo dos anos. “Internação compulsória” é uma opção para a secretaria, através do Poder Judiciário. É um envolvimento de toda sociedade, como afirma Brito, que — reconhecemos — está fazendo um ótimo trabalho pela coletividade.

 

CIMENTO
Na terça (20), a Prefeitura Municipal de Piracicaba notificou sobre a retirada do cimento, no prazo de cinco dias, em torno de duas árvores na Travessa Pedro Ometto, 77. O alerta foi feito por este Capiau, de forma a colaborar para o bom andamento da cidade, em benefício de todos, com agradecimento pela informação da chefe de Gabinete do Prefeito, Daniela Molina. Ótimo.

 

LÍNGUAS
As 23 unidades do CEL (Centro de Estudo de Línguas), na região de Campinas, estão com matrículas abertas para o 2º semestre. A quantidade de vagas e idiomas oferecidos variam de acordo com a demanda e disponibilidade de professores habilitados para ministrar as aulas em cada escola. Em todo o Estado são 180 unidades. A lista com endereços e idiomas de cada CEL está disponível em: https://www.educacao. sp.gov.br/centro-estudo-linguas.

 

AMIGO

Dia 20 de julho (terça-feira), em todo o mundo talvez, foi comemorado o Dia do Amigo, um dia feliz para os brasileiros. Temos, todos, sempre amigos. Felizmente, ninguém pensou a estabelecer o Dia do Inimigo, pois seria desconfortável essa identificação. No caso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador João Dória (PSDB), fica por conta do folclore político, cuja coletânea está cada vez maior. Em Piracicaba, tivemos caso de amigos durante mais de 40 anos e, depois, virou inimizade, o que é lamentável e o Capiau dispensa esse lado negativo da vida e, talvez, por isso mesmo, sente-se cansado e já bem idoso. Seria, como ver, “triunfar as nulidades”, no dizer de Ruy Barboza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima