Na íntegra, o texto entregue ao Chefe do Executivo:
“Em 1956, Dr Fortunatto Losso Netto, Dr Alcides de Paravicini Torres e Dr Philippe Westin Cabral de Vasconcelos, fundaram o Conselho Coordenador das Entidades Civis de Piracicaba , e logo foram seguidos por eminentes personagens da vida piracicabana que contribuíram para desenvolver ações de interesse do município e do bem estar da população.
O propósito vingou, ganhou força na cidade, e a partir daí o Conselho Coordenador sempre teve o mérito de participar, colaborar, apresentar ideias, sugestões e propostas de projetos que foram bem aceitos pela população e posteriormente implementados pela administração pública municipal. Da mesma forma, o Conselho Coordenador sempre validou os bons projetos e iniciativas do setor público.
Participou de movimentos para sanar problemas ambientais do Rio Piracicaba, na formação do Comitê e do Consórcio das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, na instalação da Delegacia Seccional de Polícia, na adequação do prédio da Justiça Federal, na vinda da Polícia Federal, na campanha para a instalação de hidratos e mais recentemente pelas tratativas junto ao Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) para o credenciamento de hospitais na cidade para o atendimento de mais de 30.000 conveniados.
É notável a folha de serviços, de lutas, de participação e de conquistas deste Conselho Coordenador ao longo de todos estes anos até hoje.
Notável também é a participação desta Entidade da Sociedade Civil nos Conselhos Municipais de Educacao, Ciência Tecnologia e Inovação, dos Idosos, dos Contribuintes, no Comcult e Codepac.
Agradecemos à Vossa Excelência em nos receber, e não poderíamos perder a grata oportunidade de apresentar-lhe algumas ideias, propostas e sugestões de assuntos que foram concebidos em nossas reuniões e que agora passamos às mãos da Administração Pública Municipal para ter conhecimento, analisar e verificar se há possibilidade de viabilidade:
I – Solicitar à Vossa Excelência o apoio tão importante e necessário para juntamente com o Conselho Coordenador das Entidades Civis de Piracicaba e com a deputada estadual Bebel, pedir ao IAMSPE a reabertura do credenciamento de hospitais da cidade para o pronto atendimento de mais de 30.000 conveniados;
II – Sugestão de modernizar, inovar e adequar o transporte público com a implantação do VLT – Veículo Leve Sobre Trilho – gerando economia, serviços, empregos e desenvolvimento para a cidade.
Nove cidades brasileiras possuem VLT. No Estado de São Paulo, só Santos. Mais de 10 cidades brasileiras estão com projetos para a realização deste tipo de transporte em parceria com governo estadual, governo municipal e iniciativa privada;
III – Com o protagonismo da Administração Pública Municipal, mobilizar as entidades de classe patronal e sindicalista, Ministério Público, entidades da sociedade civil, setor empresarial, Câmara Municipal, Associação dos Engenheiros e Arquitetos, a somar esforços, ideias e ações para reverter o processo de degradação do Centro e posterior revitalização para torná-lo novamente espaço de bem estar e convivência social;
IV – Estudar a viabilidade para a elaboração de uma nova agenda de desenvolvimento da cidade que será líder de uma Região Metropolitana.
Nessa agenda deve constar análise da relação entre espaços públicos e privados para uso das pessoas com a finalidade de turismo , entretenimento, lazer e práticas de consumo.
Nessas condições encontram-se, entre outros, o Parque do Mirante, o planejado shopping na antiga fábrica Boyes, a requalificação do uso do Clube de Regatas e a Pinacoteca.
Esperamos assim contribuir — como desde 1956 o fazemos — para um novo olhar da cidade, que deve acompanhar os desafios de uma moderna e eficiente gestão pública municipal e estar atenta às transformações de um mundo globalizado, interconectado, sustentável, tecnológico e inclusivo.
Atenciosamente, Carlos Roberto Rodrigues, Engenheiro Agrônomo, Presidente do Conselho Coordenador das Entidades Civis de Piracicaba”