A Secretaria Municipal de Saúde informa que, a partir deste sábado (17), às 6h, a COT (Central de Ortopedia e Traumatologia) estará fechada para o atendimento à população com síndrome gripal e suspeita de Covid-19. Todo o atendimento será direcionado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Piracicamirim, que voltará a atender exclusivamente estes pacientes a partir das 7h desta mesma data. A alteração acontece mediante a redução dos novos casos de Covid-19 na cidade ao longo deste mês.
Com a mudança, o prédio da COT permanecerá fechado para realização de pequenos reparos e higienização terminal para a retomada, em breve, do seu atendimento normal. É importante lembrar que, neste período, o atendimento de ortopedia e traumatologia segue na UPA Vila Cristina, sem alterações. Os pacientes de Covid-19 que estão internados na COT serão transferidos para a UPA Piracicamirim, nesta sexta (16).
A Secretaria de Saúde reforça que os atendimentos feitos pelo projeto RespirAr permanecem nas mais de 50 unidades de saúde da Atenção Básica com monitoramento da oximetria, bem como realizando testes para detecção da Covid-19.
“Ainda estamos vivendo momentos difíceis, mas com a progressão rápida da vacinação na cidade, nas últimas semanas vimos significante redução no número de novos casos e de óbitos por Covid-19. Com a construção do Anexo a UPA Piracicamirim, aproveitamos o momento para tornar o espaço como referência no acolhimento e internação de pacientes com a doença. Além disso, a alteração vai desafogar o atendimento nas unidades de saúde como UBSs, Crabs e UPAs”, destacou Filemon Silvano, secretário de Saúde.