Revolução de 32: historiador fala sobre resgate de piracicabano

 

Eric Apolinário e Edson Rontani Junior – Crédito: Divulgação

Uma série de entrevistas estão sendo realizadas neste mês de julho, com o objetivo de lembrar os 89 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. Elas ocorrem pelas mídias digitais aos sábados, sempre às 10 horas. A coordenação é do jornalista Edson Rontani Júnior, que representou a Sociedade MMDC na cidade de 2012 a 2020 e é vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP).

Neste sábado, a conversa será com o historiador Eric Apolinário, que trabalha no Museu Histórico de Itapira. Ele é estudioso da Revolução de 1932 e seu palco de ação na região leste do estado de São Paulo. Fez um livro lançado pela Editora Gregory intitulado “Inverno Escarlate – Vida e morte nas trincheiras do front leste”.

Nesta entrevista, Eric abordará seu interesse pela causa de 1932, além de citar como foi o traslado dos restos mortais do piracicabano Romário Nery, falecido e sepultado na Revolução na cidade de Itapira. A ação ocorreu em 1957, quando se lembrou os 25 anos da causa. Nesta ocasião, as prefeituras de Piracicaba e Itapira se uniram para resgatar os restos do voluntário piracicabano, possuindo à frente da iniciativa o dr. Losso Netto, do Jornal de Piracicaba.

Romário de Mello Nery foi voluntário do Batalhão Marcondes Salgado. Nasceu em Piracicaba no dia 17 de julho de 1909. Faleceu em 11 de setembro de 1932 em Itapira, junto com quatro colegas, todos metralhados durante um ataque das forças adversárias. Era funcionário concursado da Secretaria Estadual de Agricultura, atuando em Tietê como fiscal de máquina de algodão.

Na entrevista, Eric também falará sobre Jorge Jones, outro piracicabano falecido em combate. Era descendente de norte-americanos que procuraram nossas terras devido à Guerra da Secessão. Nasceu na Vila Americana (hoje cidade de Americana), distrito de Piracicaba, à 5 de março de 1902. Foi incorporado ao Batalhão 23 de Maio. Foi alvejado durante ação entre Lindóia e Socorro estando ainda sepultado na região no campo de batalha.

A entrevista ocorre neste sábado às 10 horas pelo Youtube (Piracicaba Antiga), Facebook (A foto e a história Piracicaba Antiga e Voluntários de Piracicaba 1932) além do Instagram (@antigapiracicaba).

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima