INTERNADO
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), ficará pelo menos três dias internado em São Paulo. O filho Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) disse que o pai está bem, ficará em observação, e poderá, se necessário, fazer uma cirurgia. Saúde e paz.
DECLARAÇÕES — I
Integrantes do Conselho Superior do Ministério Público Federal pediram que o procurador-geral da República, Augusto Aras, abra uma investigação para avaliar se as declarações do presidente Jair Bolsonaro contra o sistema eletrônico de votação do País configuram abuso de poder de autoridade e atentam contra a normalidade das eleições 2022.
DECLARAÇÕES — II
O presidente Bolsonaro (sem partido) declarou que só haverá eleição em 2022 se elas forem feitas por meio do voto impresso e, sem apresentar provas, disse que o sistema eletrônico apresenta riscos de fraudes. Na avaliação da jurista e advogada criminalista Jacqueline Valles, as declarações do chefe do Executivo configuram crime de responsabilidade que, se apurados e constatados, podem resultar em um processo de impeachment.
BRITO — I
Corre, à boca pequena, nos bastidores, que o ex-candidato Edvaldo Brito (Avante) já diagnosticou que a Administração Municipal não está agindo da forma que ele sempre se posicionou. Por isso, haverá surpresa para Piracicaba nos próximos dias com esses bastidores. São os 200 dias chegando.
BRITO — II
Quanto aos bastidores pegando fogo — 200 dias completam-se dia 19 próximo, segunda-feira —, é certo que este Caldeirão vai ferver muito, ebulição total, e Brito, que tem live praticamente todos os dias, vai tomar uma posição. Até agora, vem defendendo o Executivo de Piracicaba.
BRITO — III
Depois de análise profunda desse período da Administração Municipal, sob a orientação do prefeito Luciano Almeida (DEM), é esperado que Edvaldo Brito mantenha a coerência de sempre e que, na linha dessa mesma coerência, vai se posicionar como “oposição coerente para o bem de Piracicaba”. O Capiau, idoso e cansado, está de plantão.
OBSERVAÇÕES — I
Tucanos e tucanas de bico comprido alertam para o que chamam Piracicaba de “Capital da Cultura”, atribuindo “todo trabalho desenvolvido pela Rô Camolese”. E afirmam que “foi ela quem construiu a cultura de Piracicaba”, acrescentando que “as pessoas sérias de nossa cidade sabem e reconhecem isso”.
OBSERVAÇÕES — II
“Capital da Cultura”, na visão dos tucanos locais, existe “pelo trabalho feito, pelo cuidado com os artistas da cidade, e não por essa nova gestão que acha que fazer faxina no Engenho Central é cultura”. E conclui: “Não se torna capital da cultura em 6 meses de trabalho, com certeza”. O debate, pelo jeito, vai longe!
CAPITAL
A construção de toda essa cultura é uma argamassa que só se consegue com o tempo e, certamente, começou quando foi nomeado o Capitão-Povoador Antonio Correa Barbosa (nem se quer pensava em partido político). Tinha ordens para construir e, de lá para cá, tudo foi se construindo e se reconstruindo. Por isso, esse debate vai longe e o Capiau está de plantão, na lembrança de João Chiarini, ativista cultural mais do que ninguém.
RESISTENTES
Será apresentado nesta quinta, 20h, o Programa Cidadania Política em Movimento, através do Canal Resistentes, no YouTube, e recebe o cantor, compositor e multi-instrumentista, Chico Salem, que ficou conhecido por acompanhar Arnaldo Antunes como guitarrista ao longo dos últimos 18 anos. A coordenação é do professor Adelino Francisco de Oliveira (PT).
AVANTE — I
Para o deputado estadual Campos Machado — ex-PTB — o seu novo partido, o Avante, está em ritmo de crescimento acelerado. Parlamentar há 30 anos, Campos preside há poucos meses o Avante paulista e faz parte do Diretório Nacional.
AVANTE — II
Com os olhos voltados às eleições de 2022 e 2024, o Avante tem firmado alianças importantes como a que abriga na legenda, os fundadores do Partido Popular Brasileiro, o PPBR, que ainda aguarda registro no TSE e possui mais de 600 mil assinaturas, em 16 estados. Além disso, Campos tem estado presente nos encontros políticos que se desenham para a disputa do Governo do Estado e as eleições presidenciais do ano que vem.