Caldeirão Político

CÂMARAS — I
Um novo levantamento do “Mapa das Câmaras”, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), aponta que o custo das Câmaras Legislativas paulistas (exceto a capital) foi de aproximadamente R$ 3 bilhões, no período de maio de 2020 a abril de 2021.

 

CÂMARAS — II
Em todo o Estado, são 6.921 vereadores distribuídos por 644 Câmaras Municipais e, de acordo com o estudo, 23 delas não teriam como funcionar se não fossem os repasses do Estado ou União. Tudo bem. É o custo da democracia, que, na essência, não tem preço. Afinal, nossos representantes estão na Casa.

 

VACINA, SIM
Este Capiau tomará a segunda dose da vacina AstraZeneca. Feliz e renovando a esperança de melhores dias para todos. Será hoje, à tarde, na Drogal do Piracicamirim. Ótimo.

 

SAÚDE — I
O vereador Laércio Trevisan Junior (PL) informa que está bem de saúde, com cuidados diversos em relação ao andar, fisioterapia de acordo com as necessidades. Ficamos, seus amigos, felizes com a melhora da sua saúde.

 

SAÚDE — II
Está cada vez melhor o vice-prefeito Gabriel Ferrato dos Santos (DEM), secretário municipal de Educação. Quanto ao “tombo”, Gabriel resumiu: “Não me levantei sozinho e nem recusei a providencial ajuda; ao contrário”.

 

SAÚDE — III
As informações, professor Gabriel, não chegam tão completas para este Capiau, idoso e já bem cansado, que — de vez em quando — também leva uns sustos com câimbras. Felizmente, sempre há alguém a socorrê-lo também providencialmente, pelo que agradece.

 

VIRANDO
A política nacional vira a cada volta que a Terra dá em torno de si mesma. O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab — ex-ministro, ex-prefeito de São Paulo —, acaba de informar que está se aliando ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM das Minas Gerais), visando o Palácio do Planalto. Em outras palavras, Rodrigo presidente; Kassab, vice. É mais ou menos por aí.

 

VICENTINHO
O deputado federal Vicente Paulo da Silva, Vicentinho (PT), fez um vídeo, ontem, para comunicar que estava embarcando de Guarulhos, São Paulo, para Podgorica, capital de Montenegro, para representar o Brasil numa conferência sobre tolerância e paz. Vai em missão oficial da Câmara dos Deputados e mostrará, lá, como está o Brasil sob o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

 

DECISÃO
“Defendemos o retorno das aulas somente quando todos os profissionais da educação estiverem vacinados e houver o controle sanitário da pandemia”, afirma a deputada estadual Professora Bebel (PT). E o não retorno está assegurado em sentença da juíza de direito Simone Gomes Rodrigues Casoretti, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em ação movida pela Apeoesp e outras entidades. Não se cumpre mais decisão do Poder Judiciário?

 

DESAFIO — I
O vice-presidente do PCdoB em Piracicaba, Francys Almeida, fez um desafio no começo desta semana: para cada mentira do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), “doaremos uma cesta básica”. Garantiu, ontem, que “já conseguimos mais de 100”. É mole?

 

DESAFIO — II
Vídeos correm pelas redes sociais do discurso do ex-presidente Lula (PT) desafia que seus adversários não queiram ganhar fora do jogo limpo das eleições. Eles, seus opositores, precisam vencê-lo das ruas, no voto direto, secreto e sagrado do povo.

 

CENTRÃO
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) trata os militares como do Centrão. Eis, aí, um dos enganos do ocupante do Palácio do Planalto. Militar é militar e é ser humano, sabendo pensar como animal racional. Cada um sabe se definir muito bem.

 

PARTIDOS
Vários partidos são consultados e se consultam com o clã Bolsonaro, especialmente com o senador Flávio Bolsonaro (Patriota, Rio de Janeiro). O Patriota parece perder força, mas não saiu da lista de ser o partido do presidente Jair. Não há, enfim, partido definido.

 

RACHADINHAS
Estas passaram para a história da política brasileira, só falta descobrir onde estão, do município à União, passando pelos Estados e Distrito Federal. Rachadinhas, e por que não tê-las?

 

AGENDA
O deputado estadual Alex de Madureira (PSD) aguarda definição da agenda do ex-ministro Gilberto Kassab, presidente nacional da legenda, para definir a data de apresentação do seu escritório político (rua Prudente de Moraes, ao lado da Câmara Municipal de Piracicaba) aos filiados, correligionários, amigos e ao eleitorado piracicabano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima