Moção de aplausos: Cecílio Elias Netto recebe homenagem por novo livro

A propositura ressalta os 66 anos de dedicação de Cecílio ao jornalismo e 55 à literatura – CRÉDITO: Fabrice Desmonts

O escritor Cecílio Elias Netto recebeu a moção de aplausos 1/2021, de autoria do vereador Laercio Trevisan Junior (PL), na última sexta (2), pelo lançamento de seu livro “Rua do Porto – Pia Batismal de um Povo”. O livro é a publicação mais recente de Cecílio Elias Netto. Trevisan pontua, na moção, que no ano em que completa 80 anos de vida o escritor e jornalista entrega à cidade sua nova obra, “mais relevante para a história de Piracicaba”.

“Estendo os meus sinceros e afetivos agradecimentos aos senhores vereadores de nossa terra pela honraria a mim concedida na moção de aplausos por meu livro ‘Rua do Porto – Pia Batismal de um Povo’. Que Deus me dê tempo e saúde para continuar cantando a grandeza de Piracicaba”, disse o escritor em resposta à homenagem.

O texto da propositura ressalta os 66 anos de dedicação ao jornalismo e 55 à literatura do escritor. Ao longo de sua trajetória profissional, o jornalista foi professor universitário nas disciplinas de sociologia e política e de comunicação nas décadas de 1960 e 1970.

Cecílio Elias Netto já verbalizou e enalteceu sua cidade natal em seus inúmeros artigos, matérias e livros. Ele possui uma bibliografia composta por odes literárias em tributo ao rio e outras belezas naturais, às artes e ao sotaque local, que compilou em seu clássico “Dicionário do Dialeto Caipiracicabano”, que completa mais de 33 anos de sua primeira edição.

O autor realizou inúmeras palestras e conferências em associações, escolas e entidades culturais. Foi assessor para assuntos da imprensa do interior da Secretaria Estadual de Comunicação nos anos 1970 e consultor da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) para a área de comunicação junto ao Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano).

O expressivo número de obras publicadas como jornalista e escritor e a posse de amplo material iconográfico e documental sobre Piracicaba fazem do jornalista uma fonte de referência aos que buscam aprofundar-se na história do município. A preservação e a divulgação desse acervo foram o estímulo para a criação do instituto sem fins lucrativos que carrega o seu nome. O Instituto Cecílio Elias Netto foi fundado em 2015, por iniciativa de amigos e familiares do jornalista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima