Professor e ambientalista recebe Prêmio Chico Mendes da Câmara

Iniciativa da homenagem partiu da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CRÉDITO: Guilherme Leite

Na atividade que encerrou o Simapira (Semanas Integradas do Meio Ambiente de Piracicaba) 2021, foi homenageado, na tarde desta sexta-feira (2), na Câmara Municipal de Piracicaba, o professor Élcio Maichaki, com o Prêmio “Chico Mendes”, em uma iniciativa que partiu das vereadoras integrantes da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Conhecido como “professor Elcio da Horta”, o ambientalista é um atuante educador ambiental na região do bairro Parque Água Branca, onde leciona na Escola Estadual Professora Dionetti Callegaro Miori. “Ele é um incentivador para a relação mais harmoniosa com a natureza, em que estimula os alunos a plantarem, a observarem os ciclos das plantas”, explica Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade É Sua” e presidente da comissão.

A vereadora Ana Pavão (PL), membro da comissão, destacou que “aceitou na hora” quando o nome de Élcio foi sugerido para receber o Prêmio “Chico Mendes” na Câmara. “Realmente, é a pessoa certa a ser contemplada com essa homenagem”, disse. Já a relatora do colegiado, vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos), destacou que se sente satisfeita em poder reconhecer o trabalho do professor.

Durante o Simapira 2021, ao longo do mês de junho, Élcio permaneceu estacionado com a sua mini-kombi, uma réplica do veículo em tamanho menor, onde ofereceu mudas de ‘ora pro nobis’ a todos que passaram pela portaria da Câmara com entrada pela Rua do Rosário. “Foi um trabalho muito importante, tanto por ser singelo e tanto pelo significado educativo que tem”, avalia Silvia.

O homenageado agradeceu o prêmio que leva o nome do ambientalista que ele é admirador. “Chico Mendes foi importante”, disse, ao lembrar do sindicalista assassinado em 1988, por ter defender os povos originários do Brasil. “Fico muito feliz pelo reconhecimento e, como sempre digo, nós somos um só, estamos ligados umbilicalmente com a natureza, cuidar dela é cuidar de nós”, disse.

Também participou da homenagem o covereador Jhoão Scarpa, do mandato coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima