Centro de Reabilitação: Alex de Madureira faz indicação de R$ 200 mil

O deputado Alex de Madureira conheceu as instalações do CRP – Foto: Aldo Guimarães

Na última segunda-feira (28), o deputado Alex de Madureira esteve conhecendo as instalações do CRP (Centro de Reabilitação Piracicaba), tendo disso recepcionado pelo presidente da instituição, Ricardo Miguel Kraide, pela diretora da Escola de Educação Especial João Guidotti, mantida pelo CRP, Mirela Alcântara Guerra Leoni, e por Adriano Camargo, Analista de Captação de Recursos do CRP.

Durante a visita o deputado estadual informou que já fez a indicação de uma emenda parlamentar de 200 mil reais para a instituição, além de explanar aos responsáveis pelo CRP as formas de apoio com que o mandato parlamentar pode contribuir com a entidade em suas demandas de manutenção e para o desenvolvimento de projetos.

“Com essa emenda esperarmos ajudar nesse momento difícil de pandemia, já que o Centro de Reabilitação de Piracicaba é um dos grandes orgulhos da cidade, tanto que em 2004 foi reconhecido como uma das 50 maiores entidades filantrópicas mais bem administradas do País. Viemos conhecer o avaliar como podemos apoiar ainda mais a entidade, que há 56 anos atende gratuitamente pessoas com deficiência física, intelectual e múltipla”, afirmou Alex de Madureira.

SOBRE O CRP

O Centro de Reabilitação Piracicaba nasceu da iniciativa das famílias de Maria Cristina Guidotti, Eloisa Maranhão de Azevedo, Renato Ometto e Cleusa Aparecida Gobbo, que nasceram com deficiência. Em 1963, elas se reuniram para criar um espaço com equipamentos e técnicas voltados à reabilitação da pessoa com deficiência.

Na época, Piracicaba não dispunha de tratamento especializado para pessoas com deficiência os quais eram encaminhados através do Serviço Social Municipal para o Hospital das Clínicas em São Paulo. Diante de tais circunstâncias, viu-se a necessidade de criar em Piracicaba um local que proporcionasse tratamento especializado para pessoas com deficiência. Desta forma, o tratamento seria contínuo gerando resultados satisfatórios ao paciente, além de ser mais cômodo as famílias residentes no município e em cidades próximas.

Em 1965, o então prefeito Luciano Guidotti, que também foi o 1º presidente do Centro de Reabilitação Piracicaba, assinou uma ata que inaugurou a entidade, oferecendo a partir daí tratamento especializado para crianças com poliomielite e outras lesões cerebrais. Em 1971, foi cedido pela prefeitura um terreno para a construção do prédio da instituição, e para que esse projeto se tornasse realidade o CRP contou com o apoio dos arquitetos Caio Tabajara Estevez e João Chaddah, além da realização de inúmeras ações e promoções beneficentes para levantamento de fundos.

Após tanto esforço foi inaugurada a 1ª ala do CRP em 1975, e posteriormente em 1987, a 2ª ala. Em maio de 2004, foram inaugurados o ginásio e o setor profissionalizante Unep (Unidade Educacional e Profissionalizante).

Com o passar do tempo, o CRP cresceu, progrediu e se adaptou a fim de habilitar e reabilitar seus usuários, visando a inclusão social. Em 2004, a Instituição foi reconhecida como uma das 50 maiores entidades filantrópicas mais bem administradas do País e também recebeu o prêmio Madre Tereza de Calcutá de Direitos Humanos, outorgado pela Câmara de Vereadores do Município de Piracicaba. Em 2005, a Escola de Educação Especial João Guidotti, mantida pelo CRP, recebeu o Selo de Escola Solidária.

Hoje o CRP busca pelo protagonismo social das pessoas com deficiência física, intelectual e múltipla e pelo fortalecimento de suas famílias. Atende gratuitamente uma média de 450 pessoas com deficiência de 0 a 59 anos, e sua família, nas áreas Terapêutica, Educacional, Centro Dia, Emprego Apoiado e Projetos Socioeducativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima