FALHA — I
O Capiau referiu-se, na edição de quinta (24), aos deputados Alex de Madureira (PSD) e Roberto Morais (CID) como terem apoiado a concessão das rodovias. Registre-se que as concessões são autorizadas pelo Poder Executivo e não pelo Poder Legislativo, o que foi falha deste idoso e bem cansado Capiau.
FALHA — II
Quanto ao convite ao governador João Doria (PSDB), para inauguração das praças de pedágio em agosto, também não é tema dos parlamentares porque a agenda é do Executivo. Sabe que, como veio este mês, Dória não deve estar de novo aqui, mas o seu vice, Rodrigo Garcia (agora, no PSDB), já definido pré-candidato ao Palácio dos Bandeirantes.
JAIR
Ontem (25), pela manhã, o presidente Jair Messias Bolsonaro (partido?) esteve em Sorocaba, participando de evento em que foi feita demonstração da tecnologia 5G Agro. Estiveram também a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o ministro Marcos Montes, da Ciência e Tecnologia, o astronauta que foi — durante o governo do ex-presidente Lula (PT) — para o espaço, parece que foi à Lua.
AGRICULTURA
A ministra Tereza Cristina, em sua participação, falou da grande esperança que é o Agro brasileiro e que o Brasil é uma potência agroambiental. Este Capiau — idoso e bem cansado — não foi lá, nem iria. Quem enviou a informação da visita presidencial foi o colaborador jornalista Mauricio Picazo Galhardo, colunista de A Tribuna, que mora em Sorocaba, e escreve às terças-feiras, na página A3.
PIRAFATOS
A gravação sobre os problemas do córrego na avenida Abel Pereira é de 3 de julho de 2020, como explica Rodrigo Oliveira, da Pirafatos (foi um engano do Capiau, idoso e bem cansado). “Essa solicitação foi encaminhada por mim, com registro de fotos coloridas, ao setor de obras”, explica, afirmando ainda que “começa a minha indignação é o fato de aparecer vereador, falando que foi ele que pediu”. Normal.
MULTAS
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que garante o direito de se candidatar ao gestor público que tenha tido suas contas julgadas irregulares, mas tenha sido punido apenas com multa. Durante a votação, 345 deputados foram favoráveis, enquanto 98 se posicionaram contrários. O número de abstenções chegou a 4. Agora, a proposta segue para análise no Senado Federal.
FOME
A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) implantou, quinta (24), durante ato solene realizado em ambiente virtual, a Frente Parlamentar Contra a Fome. Autorizada no mês passado pelo presidente da Alesp, deputado Carlão Pignatari, a Frente será coordenada pelo deputado Adalberto Freitas e já conta com 44 parlamentares apoiadores.
SERVIÇO — I
A Lei de Proteção e Defesa do Usuário do Serviço Público (Lei 13.460/2017), que trata das ouvidorias públicas como instrumento de defesa de direitos, de melhoria da gestão e de mediação da relação entre cidadão e Estado, completa quatro anos neste sábado (26). Nesse contexto, a Câmara dos Deputados, por meio da Ouvidoria Parlamentar e em parceira com a Rede Nacional de Ouvidorias, vem aprimorando os canais de comunicação com o cidadão, de forma que ele possa exercer os seus direitos previstos na norma. Aleluia. Piracicaba tem Ouvidoria?
SERVIÇO — II
A Lei 13.460/2017 assegura, entre os direitos básicos dos usuários, o de manifestação acerca dos serviços públicos, com respostas fundamentadas dentro de prazo definido, a igualdade no tratamento e a simplificação de processos e procedimentos.
MDB
O MDB (Movimento Democrático Brasileiro), em Piracicaba, está firme e forte. Com lembranças do empresário Eduardo Pereira, ex-presidente da Câmara Municipal, os seus companheiros continuam a acelerar a legenda em toda a região. Fernando Favoreto, empresário, atual presidente da sigla, está cuidando dos mínimos detalhes para, depois, falar em candidaturas em 2022, 2024…
PANDEMIA — I
A força-tarefa criada pela Prefeitura Municipal continua com a fiscalização de bares, lanchonetes, festas particulares e clandestinas na fase mais restritiva do combate à Covid-19. O grupo — formado por representantes do Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde), Secretaria de Finanças, Guarda Civil (Pelotão Ambiental e Romu), Polícia Militar e Sedema — age em conformidade com a prorrogação do Decreto Municipal nº 18.790.
PANDEMIA — II
As denúncias sobre festas clandestinas e aglomerações podem ser feitas pelos telefones 156 (dias úteis), 199 (Defesa Civil) 153 (Guarda Municipal) e 3426-1996 (Pelotão Ambiental).