Concurso Cultural Paradas pro Sucesso: inscrições de estudantes vão até o dia 30

Podem participar do concurso todos os estudantes de Piracicaba – Foto: Divulgação

Neste ano, a Campanha Antitabagismo Paradas pro Sucesso e a Diretoria de Ensino de Piracicaba e Região lançaram o Concurso Cultural Paradas pro Sucesso entre os estudantes. De acordo com a médica cardiologista Juliana Previtalli, uma das idealizadoras da campanha Paradas pro Sucesso, o objetivo da parceria com a Diretoria Regional de Ensino é incentivar os alunos a demonstrar suas habilidades e criatividade artísticas e fomentar a discussão sobre o tema antitabagismo.

Podem participar do concurso todos os estudantes de Piracicaba, divididos em três categorias: Fundamental 1, Fundamental 2 e Ensino Médio. Cada estudante poderá participar em uma das duas modalidades: Vídeo ou Desenho.

O regulamento do concurso já está na rede estadual e os alunos das escolas municipais e particulares podem solicitá-lo através do e-mail: [email protected]. As inscrições vão até dia 30 de junho e os prêmios são bolsas de estudo de 100% em escolas de música e de artes da cidade.

MORTALIDADE

No Brasil, 428 pessoas morrem diariamente de doenças causadas pelo tabagismo. A OMS (Organização Mundial de Saúde) aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.

No tabaco há mais de 9.600 substâncias. A fumaça do cigarro possui uma fase gasosa e uma particulada. A fase gasosa é composta por monóxido de carbono, nicotina, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído e acroleína, entre outras substâncias. A fase particulada contém nicotina e alcatrão que é um composto de mais de 40 substâncias comprovadamente cancerígenas, formado a partir da combustão dos derivados do tabaco. Entre elas, o arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, resíduos de agrotóxicos, substâncias radioativas, como o Polônio 210, acetona, naftalina e até fósforo P4/P6, substâncias usadas em veneno para matar rato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima