MORAES — I
O Capiau sente-se idoso e cansado, mas lembra que o deputado estadual Roberto Moraes (CID) está mais forte do que nunca para continuar no seu trabalho como representante paulista no Palácio Nove de Julho. Com base em Piracicaba, radialista de profissão e político por vocação, Roberto Moraes assegura que “sigo trabalhando por Piracicaba e Região, como deputado estadual”. E completa: “Grato a Deus e a todos amigos que pedem a Ele por mim”.
MORAES — II
Roberto lamenta boatos sobre sua saúde: “Recebi ligações de pessoas preocupadas com um boato que surgiu sobre a minha saúde. Portanto, que fique bem claro: estou vivo e forte, fazendo atividade física, cuidando da minha saúde”, afirma o parlamentar no sexto mandato como deputado estadual.
VEADO — I
Filhote de veado-catingueiro já tem nome: Cisco, depois da participação de 630 pessoas, que participaram do concurso e 441 votaram no nome vencedor. Até que, com toda essa pandemia, um concurso assim alivia os nervos da população. Cisco nasceu no Zoológico Municipal, que está fechado temporariamente.
VEADO — II
Após a escolha do nome, foi realizado um sorteio, apenas com os participantes que indicaram Cisco, para definir a madrinha ou padrinho do animal. A vencedora foi Isabela Aparecida Rodrigues do Nascimento, 22 anos, fisioterapeuta, moradora de Piracicaba. Na sexta (11), Isabela vai até o Zoo receber o certificado de madrinha e conhecer o filhote.
MCCP
Do líder do MCCP (Movimento Contra Corrupção em Piracicaba), há sugestão para o nome do novo ou da nova titular da Secretaria de Educação: “Nossa sugestão é a de que a prefeitura divulgue um e-mail para receber os currículos dos interessados. Com estes currículos, faça um processo seletivo. Desta forma, irá valorizar a prata da casa”, comenta Walter Koch.
SUGESTÃO
Já que é para sugerir o nome de uma professora, “prata da casa”, os políticos de plantão, pensando num ótimo trabalho em favor da Educação em Piracicaba, citam o nome da professora Micaele Bariotto, que tem recebido apoios diversos. Profissional do magistério, dedicada ao ensino há vários anos, a professora Micaele é colaboradora do jornal A Tribuna. Aliás, os colaboradores, diversos e plurais em suas ideias, alegram este Capiau, idoso e bem cansado.
MICAELE
Querida pela rede e líder de movimentos que defendem a Educação Pública de Qualidade, a professora Micaele tem sido defensora das ideias do ex-secretário João Marcos Thomaziello, que atua há vários anos no ensino em Piracicaba, destacando-se pelo que fez, da Escola Estadual Honorato Faustino, uma das melhores do Brasil.
ABDALA
Pré-candidato a deputado estadual, o ex-vereador Marcos Abdala está ainda no MDB, mas há propostas de outros partidos, inclusive do PCdoB, presidido pelo médico Vilson Dornelles. Seria um nome da legenda para disputar uma cadeira no Palácio Nove de Julho.
CUMPRIMENTOS
O diretor de A Tribuna, Evaldo Vicente — que recebeu cumprimentos pelos 52 anos de atividades no jornalismo impresso em Piracicaba, comemorados sábado (4) — também foi cumprimentado, ontem (7), pelo gabinete do vereador Paulo Camolesi (PDT) pelo Dia da Liberdade de Imprensa. Foi acompanhado pelos companheiros de gabinete Bruna Togni, Antonio Oswaldo Storel, José Osmir Bertazzoni e Andressa Bota. O Capiau vê que o diretor continua firme e forte, jovem e disposto.
TUCANA
A deputada Dra. Damaris Moura (PSDB) foi eleita presidente da Comissão de Defesa e dos Direitos das Mulheres da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), nesta segunda (7). A parlamentar será responsável por coordenar os trabalhos do colegiado até o final desta legislatura.
PARTICIPAÇÃO
A votação para definir a ocupante do cargo aconteceu em ambiente virtual e contou com a participação das deputadas Leticia Aguiar (PSL), Márcia Lia (PT), Professora Bebel (PT), Dra. Damaris Moura, Patricia Bezerra (PSDB), Leci Brandão (PC do B) e Marina Helou (Rede).
RETORNO
O professor João Marcos Thomaziello foi reconhecido pela ampla maioria dos servidores públicos, como secretário municipal de Educação. O entendimento é que não se pode condenar alguém para sempre, porque sabem os juristas que a “picuinha” pegou-lhe no contrapé. Será que volta?
SAMU
Ocorrência de trotes é um péssimo exemplo para qualquer cidadão. Pior que isso, só o aumento de violência doméstica na cidade, maridos que se descontrolam e agridem a própria esposa. Denuncie. E o Capiau está trabalhando para quebrar o pau com esse tipo de machões e, também, quando é o contrário também, com essas fêmeas exageradas na paulada.
FIDELIDADE?
O que era alegria virou choro no PSL (Partido Social Liberal), outrora partido do presidente Jair Bolsonaro (partido?), trocado pelo Patriota. É bom conferir a lista de partidos pelos quais Sua Excelência já passou. Fidelidade partidária não é o forte da família Bolsonaro, nem de muitos dos seus próximos.
VELÓRIO
Aliás, a oposição lembra que o clima no PSL (Partido Social Liberal) em Piracicaba é de velório: a ala bolsonarista (Jair Bolsonaro) está inconsolável, já os moristas (Sérgio Moro) mantém esperanças. É a hora amarga.
MORO
O ex-juiz federal tido como suspeito, Sérgio Moro realmente foi esfacelado por Jair Bolsonaro (partido?), confiou na vaga para o STF, abriu mão de uma carreira (carreira?) e terminou como um dos maiores exemplos de juiz que não cumpre a lei. O Poder Judiciário é digno e não se abala por maus exemplos como esse de Curitiba.
“BRUNACO”
Se tem algo funcionando na Prefeitura Municipal de Piracicaba é o setor de tapa-buracos, apelidado de “Tapa Brunaco”, justamente pela coordenação de Bruno Guimarães (ex-presidente do Patriota de Piracicaba), mentor da chapa, acelerador da campanha, e colaborador animado, pelo jeito abandonado. “Aos vencedores, as batatas”, lembram-se do bruxo do Cosme Velho?
PERGUNTA
O império bolsonarista em Piracicaba definitivamente tem nova líder? É a advogada Érica Gorga, pré-candidata a deputada federal em 2022? E qual será o rumo da ex-vereadora Coronel Adriana (PSL), com todo potencial eleitoral?