Luta ambiental de engenheiro agrônomo motiva moção de aplausos

A moção de aplausos 90/2021, ao engenheiro agrônomo Nelson de Souza Rodrigues, foi aprovada nesta segunda-feira (17), durante a 15ª reunião extraordinária. A propositura do vereador Gilmar Rotta (Cidadania) visa homenagear a trajetória de luta ambiental do pesquisador, formado em 1948 pela Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

A contribuição do agrônomo resultou na campanha de redenção ecológica da Bacia do rio Piracicaba, no fortalecimento de legislações estaduais e federais que norteiam o saneamento básico no Brasil. A propositura destaca momentos marcantes da vida de Nelson de Souza Rodrigues, que completou 100 anos. A moção menciona pesquisas que foram aplicadas para reduzir os efeitos da poluição nos corpos hídricos, como a utilização do popular aguapé.

O pesquisador se envolveu em movimentos sociais, como a Campanha pela Redenção Ecológica da Bacia do rio Piracicaba, que resultou em organismos como o PCJ (Consórcio em Defesa das Bacias do Rio Piracicaba, Capivari e Jundiaí). Em 1951, o agrônomo assumiu a chefia do Setor de Documentação e Divulgação da Divisão de Conservação do Solo, na Secretaria de Agricultura do Estado.

Entre 1975 e 1985 (ano de sua aposentadoria), Nelson Rodrigues realizou diversos estudos sobre o meio hídrico e sua diversidade, quando constatou a degradação crescente das águas, com impacto direto no ciclo vital dos peixes que historicamente habitavam o rio Piracicaba. Com novos estudos, o pesquisador constatou que das 107 espécies de peixes catalogadas, 33 espécies, um terço, já desapareceram do rio. Após sua aposentadoria, em 1985, passou a se dedicar inteiramente à campanha em defesa do rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima