Lombadas e nova sinalização serão instaladas ao longo da estrada municipal de acesso aos bairros Santana e Santa Olímpia. A medida permitirá o transporte da produção dos fornecedores de cana-de-açúcar da comunidade tirolesa, da Raízen e da pedreira Quibrita. Com apoio dos vereadores Josef Borges (Solidariedade) e Aldisa Vieira Marques, o Paraná (Cidadania), a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) participou de reuniões com representantes dos moradores e dos produtores nas últimas três semanas para definir alternativas para o uso do acesso aos bairros.
Na quinta-feira (13), o secretário José Vicente Caixeta Filho apresentou os estudos elaborados pelo Departamento de Engenharia de Tráfego da Semuttran sobre como ficará a via. A reunião aconteceu na propriedade de um dos produtores da região, no início do acesso, na rodovia Hermínio Petrin (SP-308).
O secretário e os técnicos da Semuttran explicaram que a pavimentação da estrada municipal — que garantiu o acesso aos bairros após o fechamento da entrada à comunidade para instalação do pedágio na SP-308 — não suporta o peso dos caminhões, cujo tráfego, por esse motivo, é proibido pela sinalização atual. A medida inviabilizou a retirada de parte da cana cultivada nas propriedades que margeiam a via municipal. A safra teve início em abril e segue até novembro.
Caixeta Filho e os técnicos informaram que um acordo celebrado entre a Prefeitura, a Raízen e a Quibrita vai garantir a manutenção do asfalto durante o período da safra, no qual será autorizado o tráfego de caminhões no trecho entre a rotatória da pedreira até a SP-308. Serão instaladas lombadas e novas placas de sinalização, alertando os usuários para a saída dos caminhões e treminhões dos canaviais, em pontos definidos pelos produtores. Continua proibida a travessia da estrada, que é sinalizada com faixa dupla amarela contínua. Os caminhões terão de fazer o retorno nas rotatórias, evitando possíveis acidentes.
Os fornecedores também se comprometeram a usar a pista o menor tempo possível e percorrer os carreadores de cana sempre que o local do carregamento permitir. Nesse caso, o transporte acontece pelo carreador, que terá a saída mantida pela concessionária Eixo SP na SP-308, conforme informou o secretário.
PRÓXIMO AOS BAIRROS
Em relação ao trecho entre a rotatória da pedreira e a entrada do bairro Santana, um estudo da Semuttran vai definir os pontos de saída dos treminhões e a possível intervenção viária para permitir o retorno dos caminhões. A avaliação técnica começa na próxima semana. Todos os locais que passarão por modificações com lombadas e intervenções terão sinalização vertical, com placas, e horizontal, no solo, conforme avaliação da pasta.
Caixeta Filho explicou que, no trecho entre a rotatória da pedreira e a SP-308, as lombadas e a nova sinalização começarão a ser instaladas já na próxima semana. Na rotatória também serão colocados redutores de velocidade e, após o final da safra, o local deverá ser remodelado para garantir passagem mais segura dos caminhões e motoristas.
Os vereadores Josef Borges e Paraná agradeceram o empenho de Caixeta Filho e da equipe da Semuttran, que participaram das reuniões e apresentaram uma solução técnica que contempla com segurança as necessidades dos fornecedores de cana e dos moradores, que continuarão a não ter a passagem dos caminhões pelas ruas estreitas dos bairros Santana e Santa Olímpia.