Já que o Dia das Mães está chegando, que tal a história de uma mãe, que é médica e que mesmo gestante não deixou de exercer o seu papel com amor e dedicação no setor Covid do HFC Saúde. É a Dra. Liliane Campagna, médica Clínica e Intensivista do HFC Saúde. Com orgulho, ela diz que quis trabalhar até os últimos dias da gestação no setor Covid do HFC Saúde. “Três palavras definem o meu sentimento de ser mãe em meio a uma pandemia: Gratidão, União e se importar com o outro. Gratidão porque muitas pessoas me ajudaram com humanidade e amor. União porque ajuda mútua e trabalho em equipe são essenciais. E sem dúvida, a maior lição nesse período é se importante com o outro”.
A decisão de continuar atendendo os pacientes com covid, mesmo gestante veio porque ela sempre tomou todos os cuidados e confiava nos protocolos implantados no hospital desde o começo da pandemia. “Eu me senti segura para continuar minha missão que era de cuidar das pessoas. Foi uma fase que fortaleceu minha admiração e respeito a equipe multiprofissional”, disse ela.
Para o presidente do HFC Saúde, José Coral, a Dra. Liliane é exemplo de amor pela profissão. “Desde o começo nos preocupamos com a saúde e segurança dos nossos profissionais da saúde. Definimos um comitê interno para direcionar as ações de prevenção”, disse ele.
Durante a gestação, a Dra Liliane diz que viu com mais sensibilidade o trabalho dos profissionais da saúde. “A equipe de enfermagem atua com todo o cuidado nesse momento de angústia, em que os pacientes estão longe de seus familiares, representando um verdadeiro batalhão nessa guerra: ofertam comida, auxiliam no banho, carregam pacientes, trocam fraldas, cuidam de feridas e são a elas que os pacientes recorrem quando necessitam. Que emoção imensurável ver a fisioterapeuta auxiliar o paciente a dar seus primeiros passos após vários dias acamados na UTI”.
Ela disse que por várias vezes se emocionou ao ver tanta dedicação. “Lágrimas caíram ao ver a psicóloga realizar chamadas de vídeo com paciente e família, buscando acolher e amenizar suas angústias. Sensacional a satisfação dos pacientes se alimentando após a avaliação e adaptação da fonoaudióloga e da nutricionista. Que exemplo de força e empenho na UTI ao observar a responsável pela faxina no meio da madrugada limpar e preparar o leito para receber o paciente com agilidade e energia. Farmacêuticas clínicas trabalhando duro para dispensação de medicações alternativas para sedativos frente a previsão de escassez dessas medicações no mercado. Pessoal da hotelaria com a manutenção dos quartos visando o bem estar dos pacientes. Assistentes sociais acolhendo familiares aflitos por ter um ente querido internado e colaborando com preparativos pós-alta. Mais distante do cuidado, mas com grande importância nesse momento o departamento administrativo alocando recursos e pessoal com extremo cuidado afim de oferecer a melhor assistência frente essa situação de caos”, lembra ela.
E como médica, ela disse que aprendeu muito nesse tempo. “Como nós médicos estamos aprendendo a cada dia. Nem sempre é fácil tomar decisões diante de tantas incertezas e transmitir informações aos familiares dos pacientes que estão em casa, angustiados esperando uma ligação sobre o estado de saúde de quem amam”.
No dia 12 de fevereiro, o Antônio nasceu no HFC Saúde. “Aprendi que ser mãe é uma dádiva de Deus, que nos faz repensar nossos valores e sobre o que é realmente importante para nossa felicidade. A família é o nosso bem mais precioso e precisamos cuidar dela nesse momento respeitando o distanciamento social. Só posso sentir em meu coração gratidão a todos os profissionais de saúde que cuidaram de mim e de meu filho e que neste momento estão cuidando de muitas famílias nessa situação de caos frente ao covid”, finaliza ela.