A Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo anunciou a data para a audiência pública que cumpre mais uma etapa na criação da Região Metropolitana de Piracicaba. O encontro será neste sábado, às 10h, no auditório da Acipi. Devido restrições da pandemia, a audiência terá número limitado de participações presenciais. A audiência terá transmissão ao vivo pelo canal da secretaria no Youtube, também pelo canal de TV aberta da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) e pela TV Câmara de Piracicaba.
A secretaria também convida as populações dos 25 municípios envolvidos (Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro) a enviarem sugestões para o e-mail [email protected] até o dia 15 de maio.
A criação da Região de Piracicaba é demanda do deputado estadual Roberto Morais (Cidadania) desde 2014 por meio de projeto de Lei. “É um sonho do meu mandato que vai sendo concretizado após muita espera e muito trabalho. Nós já havíamos conquistado o Aglomerado Urbano e agora damos um passo maior para evolução da região em todos os sentidos. O benefício é muito amplo para todos os municípios envolvidos”, destaca Morais.
Após a audiência, o processo ainda aguarda as etapas de consulta aos municípios, criação do conselho de participação e aprovação pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, antes de ser oficializada a criação.
O secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, destaca a importância do projeto. “Um dos pontos fortes é o planejamento da região, com estudos sobre onde chegar nos próximos 5, 10 e 15 anos. É criado um fundo com recursos dos municípios e do estado, podendo captar até investimentos do governo federal para projetos de interesse regional”, conclui.