A área destinada pelo município ao governo paulista para a construção do Hospital Veterinário público está com a documentação pronta e só depende do aval da gestão João Doria (PSDB) para iniciar as obras. É o que constatou a vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos) em visita, quarta-feira (5), ao terreno de 1.742 metros quadrados, situado no Jardim Terra Rica III, que já conta com projeto definido.
Acompanhada do secretário municipal de Governo, Carlos Beltrame, Alessandra informou que a previsão do Palácio dos Bandeirantes é de iniciar as obras somente depois de 2022, em razão da prioridade dada neste momento ao combate à pandemia, mas que conta com o apoio do deputado estadual Bruno Lima (PSL) para agilizar o processo.
“Estamos, a Prefeitura e meu mandato, fazendo de tudo para que o hospital venha para a cidade, de olho em prazos e datas e torcendo para que, no ano que vem, ocorra a construção desse hospital, pois está tudo regularizado para as obras acontecerem”, disse Alessandra, reforçando que a parte que cabe ao município cumprir “está em dia”, na dependência somente do planejamento do governo estadual.
Assinado em 14 de fevereiro de 2020, o decreto 18.188, que cedeu o terreno no Terra Rica, selou a última etapa do processo iniciado em maio de 2019, quando a Prefeitura se credenciou para fazer parte do programa estadual “Meu Pet”, que promoverá a construção de dez hospitais veterinários em cidades do Interior paulista e os equipará. Como a concessão valia inicialmente por 18 meses, ela precisará ser renovada pelo município.
“Como a pandemia ocasionou o atraso da construção do Hospital Veterinário por parte do governo estadual, não só Piracicaba como outras cidades têm que fazer a renovação da concessão, que vence agora”, observou Alessandra sobre a formalidade, necessária para garantir que, caso houvesse algum impasse inviabilizando o compromisso firmado pelo Estado, o terreno retornaria ao município ao fim dos 18 meses.
“O governo Luciano Almeida está fazendo todo o trâmite para que a documentação continue correta como está. A gestão atual atendeu a todos os pedidos necessários para que o Estado agora cumpra esse compromisso”, acrescentou a vereadora.
O terreno de 1.742 metros quadrados está limitado pelas ruas Yolanda Pereira D’Elboux e Antonio Carlos Negrisiolo, ao lado da unidade de saúde da família do Jardim Terra Rica III. Inicialmente, a ideia de levar o hospital à região era aproveitar a proximidade da área com a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), para possível convênio de estágio com estudantes da graduação em medicina veterinária.
Na visita ao local, Alessandra Bellucci disse lhe “preocupa bastante” o fato de o futuro Hospital Veterinário “estar longe do público que mais precisa”. “A ideia do governo anterior era fazer parceria com a Unimep para tocar o hospital, mas eu acabo concluindo que fica longe da comunidade carente, que é quem mais necessita desse atendimento de saúde animal sem custo nenhum.”