Caldeirão Político

COORDENADOR
Notícia de última hora: o deputado Alex de Madureira (PSD) foi nomeado coordenador de Projetos Parlamentares na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). Ótimo.

 

FAGUNDINHO — I
O engenheiro Luiz Antonio Lopes Fagundes, o Fagundinho — que foi secretário de Turismo e um dos fundadores do Salão de Humor em Piracicaba — garante o trabalho do Hospital Ilumina, que tem apresentado as contas no tempo certo, e que merece toda confiança. Ele lamenta o que está acontecendo com o repasse dos R$ 700 mil, pois “vamos ter que fazer empréstimo para não deixar muitas pessoas sem atendimento e morrerem por falta de diagnóstico precoce”, escreveu ao Capiau.

 

FAGUNDINHO — II
“É uma falta de interesse em resolver essa pendência que o secretário (Saúde) fica alegando, quando poderia ter repassado já os recursos que são devidos ao Hospital Ilumina, pois sempre agimos na maior transparência, prestando contas de tudo que fazemos e que gastamos do que recebemos”, afirma Fagundinho, que está envolvido nas ações positivas da entidade, como engenheiro no início da construção e, agora, como conselheiro fiscal. E completa: “Uma lástima essa atitude do secretário, que prefere uma papelada, e deixa de atender pessoas necessitadas pelos exames, gratuitamente”.

 

EDUCAÇÃO — I
O Dia da Educação é comemorado anualmente em 28 de abril. A data serve para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos. Muitas pessoas associam a palavra “educação” com o ambiente escolar, o que não deixa de ser correto, porém não deve ser apenas a escola o único instrumento importante de educação de uma criança ou jovem.

 

EDUCAÇÃO — II
O Dia da Educação foi escolhido no dia 28 de abril, no encerramento do Fórum Mundial de Educação, em Dakar, Senegal, no ano de 2000, em cujo conclave ficou estabelecido o compromisso dos países de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo.

 

ZEZINHO — I
Os motoristas e cobradores de ônibus foram incluídos no atendimento prioritário para a imunização contra a Covid-19. A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo atendeu à solicitação do vereador José Antonio Pereira, o Zezinho Pereira (Democratas), feita por meio de ofício protocolado em 25 de março. Correto, vereador.

 

ZEZINHO — II
No documento, o vereador Zezinho Pereira destaca a importância do atendimento prioritário de motoristas de ônibus, motoristas de caminhões de lixo e coletores de lixo diante da grande exposição destes trabalhadores ao vírus. A solicitação foi realizada junto ao deputado estadual Alex de Madureira (PSD), que reiterou o pedido do vereador por meio de ofício encaminhado à Secretaria de Saúde.

 

ZEZINHO — III
Segundo o cronograma de vacinação do Estado de São Paulo, motoristas e cobradores de ônibus começarão a receber a vacina a partir do dia 18 de maio. E, para o vereador Zezinho e para o deputado estadual Alex, comemora-se essa decisão das autoridades do Estado.

 

MDB — I
Como as palavras em política caminham tortas de vez em quando, a política local está recebendo informações das mais detalhadas, mas não chegam às confirmações: o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) conta com candidatas a deputada federal, a possível, talvez, a professora Rosângela Camolese (PSDB). Até a data das trocas dos partidos, há muita água.

 

MDB — II
Possivelmente, a secretária Nancy Thame (PV) pode ir para o MDB, onde o número de votos é menor, para uma eleição a deputada estadual. No PV, é outra conta. Tanto o deputado ítalo-brasileiro Fausto Longo (na Itália), como o presidente local, ex-vereador Eduardo Pereira, fazem, ambos, as conversas em palavras tornas, mas com o mesmo objetivo. Manter a força do partido do ex-presidente Michel Temer.

 

ADVERSÁRIOS
Entre lideranças políticas, adversárias, a avaliação dos 100 dias da Administração Municipal sob a chefia de Luciano Almeida (DEM), a conclusão é: para ser ruim, tem que melhorar muito ainda. Dizem, os adversários, que “está péssima”. Este Capiau refirma que, só depois de 200 dias, vai analisar a eficiência para a qual veio o representante dos Democratas.

 

ABANDONADOS
A fila de ‘abandonados’ aumentando, muitos começaram a entender, quase quatro meses depois, que o espaço no governo já está preenchido. Quem tá dentro não sai… Como diz o poeta. Mas quem está fora, pensando como poesia, ainda sonha entrar. São os que ajudaram na eleição do prefeito Luciano Almeida que sonham.

 

PERDEU HORA?
Pior que perder é ganhar e não levar! Semelhante a quem falta a uma audiência e aciona a seguradora para pagar seu erro. Era só o que faltava. O tempo revela tudo!

 

SENADO
O PCdoB Piracicaba está animado para garantir posição diante da Comissão Executiva Estadual da legenda, visando lançar candidatura ao Senado. E tem, como opção, três nomes: Vilson Dornelles, Yara Richter e Francys Almeida. Faz tempo que Piracicaba não apresenta candidatos a candidato ao Senado da República, em Piracicaba.

 

FRAUDEMIA
A “Fraudemia”, segundo os extremistas bolsonaristas, já matou mais em 2021 do que todo o ano de 2020. Uma tristeza: tantas famílias enlutadas e o negacionismo atordoando o Brasil. E atolando. Há uma nota especial sobre a primeira página do jornal The New York Times, entre os mais respeitados do mundo. Só que o presidente Jair Bolsonaro dúvida e persegue os veículos impressos. A liberdade assusta, Excelência?

 

VACINAS
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) é um dos parlamentares que defende a possibilidade de compra de vacinas por empresas no Brasil. O projeto que possibilitaria a aquisição da iniciativa privada está no Senado e pode ser discutido nos próximos dias. Para Nelsinho, o texto permitiria um avanço na fila de prioridades do SUS.

 

BAIAS — I
As baias utilizadas para abrigo dos animais no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) poderão ser adequadas para solários, modelo mais adequado aos padrões atuais de bem-estar animal. Um projeto está em desenvolvimento e foi discutido na última sexta (23), entre integrantes do órgão e a vereadora e protetora dos animais Alessandra Bellucci (Republicanos). Ela defende ainda a divisão de atribuições entre o CCZ e a GCM (Guarda Civil Municipal) e a criação de unidades básicas de saúde animal.

 

BAIAS — II
A mudança deve constar de um decreto para regulamentar o Setor de Direito Animal, já em funcionamento pela Guarda Civil Municipal, que hoje atende pelo número de telefone 153 e que possui uma sala para atendimento de denúncias e orientações. O projeto dos solários foi produzido pelo arquiteto Thiago Passarelli e apresentado ao coordenador da Vigilância em Saúde, Moisés Taglieta, e aos veterinários Elis Regina Zafalon, Paulo Roberto Lara e Etelcles Mendes.

 

ÔNIBUS
Um dos pontos essenciais para reclamação, no transporte coletivo de Piracicaba — e de muitas cidades —, é o volume de passageiros num veículo só. É o que chamam de horário de pico. E, também, a falta de climatizador de ar para o conforto dos passageiros. Seria possível um projeto para melhorar a qualidade do transporte urbano na Noiva da Colina? Na cidade de Sorocaba, há exemplo dessa melhoria. E, aliás, as baias em lugar de solários têm apoio do Capiau — fácil entender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima