Caldeirão Político

FRAUDEMIA?
Para quem ainda acha que a pandemia é uma mentira — e, por incrível que se pareça, há gente que acha —, vale dar uma olhadinha no necrológio publicado nos jornais diários da cidade na terça (19). Aqui mesmo neste matutino, a página de necrológio causou espanto em muito leitores. Página inteira, o anúncio dos que morreram na cidade de Piracicaba nunca foi tão grande. Difícil entender ao contrário.

 

SENTIMENTOS
Em conversa particular com vereadores esta semana, o prefeito Luciano Almeida (DEM) pareceu comovido e mesmo entristecido por conta da quantidade de piracicabanos mortos pela Covid-19. Compreensivelmente cansado, Luciano sentiu o que é governar uma cidade em meio a negacionistas de todas as ordens. Jamais seria indiferente o prefeito Luciano. Sentimentos.

 

RETORNO — I
O secretário da Educação do Estado, Rossieli Soares, acompanhou, sábado (17), pela manhã a vacinação dos profissionais da educação contra Covid-19 em Cordeirópolis e Itapeva. “É muito gratificante ver a felicidade e a importância que a vacinação tem para os profissionais que fazem a educação, pessoalmente e pelo bem das nossas crianças. Já estamos vacinando grande parte deles e esperamos em breve darmos novos passos”, disse Soares. Mas não está tão simples assim.

 

RETORNO — II
A imunização garante mais segurança ao retorno das atividades presenciais nas escolas. O Governo de SP autorizou a retomada, de forma gradual e facultativa, desde de segunda (12), quando o estado voltou a vigorar na fase vermelha do Plano São Paulo. As unidades poderão atender o limite máximo de 35% dos alunos por dia, além de obedecer a todos os demais protocolos de segurança sanitária previstos no Plano.

 

RETORNO — III
Na rede estadual, segue válida a recomendação para que as escolas da rede estadual priorizem os alunos mais vulneráveis para as atividades presenciais. O Governo de SP definiu como critérios para formar o grupo de mais vulneráveis os alunos que têm necessidade de se alimentar na escola; os que possuem dificuldades de acesso à tecnologia e aqueles com a saúde mental em risco ou severa defasagem de aprendizagem.

 

RESPIRAR
Começou ontem (19) o projeto RespirAr, que tem por objetivo identificar, o mais rápido possível, pacientes Covid com a chamada hipoxia silenciosa, que é quando a saturação de oxigênio nos órgãos começa a ser insuficiente sem que a pessoa apresente falta de ar. Para isso, realiza a classificação de risco dos pacientes com sintomas de síndrome gripal, buscando evitar complicações. Mesmo um pouco tarde, mas ótimo.

 

“CENTRAL”
Quando da apresentação do Plano 100 Dias, o titular da Semac (Ação Cultural), Adolpho Queiroz, fez uma ótima colocação: o Engenho da Cultura. Isso é bom porque o espaço está estruturado para isso, incluindo agora mais secretarias e mais órgãos da Prefeitura no futuro. O que não se pode é eliminar o “Central” do Engenho. Piracicaba tem, no Engenho Central, um símbolo de quase cem anos. Chame-o de Engenho Central da Cultura, como garantia da memória.

 

APLAUSOS
O prefeito Luciano Almeida foi o primeiro a fazer uso da palavra durante a apresentação do Plano 100 Dias, sexta (16), no Auditório da Secretaria de Educação. Quando acabou de falar sobre o diagnóstico da cidade, diante só silêncio da plateia, o chefe do Executivo perguntou: Ninguém vai aplaudir? Os convidados responderam, imediatamente, com uma salva de palmas. Interessante!

 

CONTEÚDO
Todo o conteúdo apresentado pela administração, expondo os principais projetos de cada secretaria para os próximos anos, já está disponível no portal da Prefeitura Municipal. Quem quiser pode acessar o conteúdo também através do link http://bit.ly/PLano100dias. Para enviar sugestões, os internautas deve se cadastrar no próprio portal da Prefeitura.

 

PEDAGOGIA
Na sua apresentação, o secretário de Educação, João Marcos Thomaziello, informou que pretende adotar uma linha pedagógica unificada de ensino em todas regiões/escolas, contemplando inicialmente a Primeira Infância, englobando o Jardim I e II da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, expandindo-se gradativamente do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Na opinião do professor, a mudança se faz necessária, porque, hoje, os alunos brincam muito e aprendem pouco. É de se pensar, secretário.

 

PERDIDOS?
A falta de experiência de alguns no setor público está deixando muitos funcionários em perplexidade, mas, em meio a tudo isso, tem sido elogiada a ex-vereadora Nancy Thame, titular da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura). Sua experiência é notória e, certamente, vai contribuir em muito com a Administração Municipal.

 

BARJAS
E, para encerrar, um recado público do engenheiro Hadir Maluf — irmão do ex-prefeito Adilson Benedicto Maluf, também engenheiro — em reconhecimento ao trabalho do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB): “Gostei do que escreveu hoje (ontem) em A Tribuna Piracicabana. Foi correto nos detalhes e ele, Barjas, contribuiu em muita coisa boa para Piracicaba ao longo de sua carreira como homem público”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima