EEP/Fumep: professores participam do World Criativity Day

Prof. André de Lima junto ao grupo EEP – Escola de Engenharia de Piracicaba Baja – Crédito: Divulgação/Arquivo

O projeto Baja SAE/EEP e o Canal Ambientalmente, coordenados por professores da Escola de Engenharia de Piracicaba- EEP/FUMEP estão entre os trabalhos selecionados para participar do World Criativity Day (WCD- Dia Mundial da Criatividade), o maior festival colaborativo de criatividade do mundo.

O evento, online e gratuito, acontecerá de forma simultânea em 121 cidades de 15 países, nos dias 21 e 22 de abril, quando 1500 atividades, entre vídeos e lives, bem como apresentações de escolas parceiras no palco principal, estarão disponíveis pela plataforma oficial do evento na internet (https://www.worldcreativityday.com/brazil/piracicaba/home), para falar sobre as novas habilidades para o futuro. A expectativa é que pelo menos 50.000 pessoas façam download do aplicativo do festival, que concederá certificado de participação.

“Na prática, este ano, o evento se configura em plataforma para mapear soluções mundiais no combate à covid-19”, consideram os professores André de Lima, coordenador acadêmico do curso de graduação em Engenharia de Produção; e Sérgio Arnosti Júnior, professor dos cursos de graduação das Engenharias Ambiental, Mecânica e de Produção da EEP.

Prof. Sérgio Arnosti é criador do Canal Ambientalmente – Crédito: Divulgação

Segundo eles, trata-se de uma iniciativa fantástica, organizada para incentivar a criatividade e acelerar a revolução da aprendizagem. “Temos presenciado profundas transformações na economia e na sociedade em nível mundial, de forma que as pessoas precisam desenvolver novas habilidades com foco em empregabilidade e geração de renda, ajudando a reduzir os malefícios da pandemia”, consideraram.

Com esta perspectiva, os professores da EEP elaboraram seus trabalhos no formato de vídeos de aproximadamente dez minutos, para difundir através das redes sociais o conhecimento e experiências acumulados ao longo de suas vidas profissionais.

Sergio Arnosti, criador do Canal Ambientalmente, apresentou o espaço digital como exemplo de utilização da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem para promover a conscientização sobre a necessidade de preservação e respeito ao meio ambiente. “A missão do canal é oferecer, divulgar e promover conteúdos confiáveis e de qualidade, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento e disseminação de práticas ambientalmente corretas para pessoas de todos os níveis sócio-educacionais”, disse.

André de Lima, por sua vez, participa do Festival apresentando o Projeto EEP Baja. Ele lembra que a equipe é a representante oficial da Escola nas Competições promovidas pela SAE Brasil, associação de engenheiros da mobilidade, e que integrar o time confere diferenciais importantíssimos aos estudantes. “Além de colocar em prática o que aprendem em aula, o projeto permite que os estudantes proponham soluções cada vez mais práticas e inovadoras para os problemas decorrentes do processo de concepção e construção de um veículo off road monomotor, como o EEP Baja”, considerou.

Os professores informam ainda que, neste ano, o WCD assumiu compromisso com a educação para as habilidades do novo mercado de trabalho, liderando grande campanha de doação de bolsas de estudos por meio de parceria com algumas das melhores e mais influentes escolas de cursos livres do país. “A proposta é apoiar a nova educação com foco no desenvolvimento das habilidades do futuro, por meio dos inúmeros e cursos e palestras oferecidos gratuitamente durante 48 horas de intensa programação”, observaram. Inúmeros cursos, palestras sem custos para difundir a criatividade. São 48 horas de cursos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima