A Unimed Piracicaba promove o quinto mutirão de eletroencefalograma (EEG) para 250 crianças de zero a nove anos, atendidas pela Secretaria Municipal de Saúde. A ação acontece até agosto no Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Unimed Piracicaba. Os mutirões realizados em anos anteriores já beneficiaram mais de 680 pacientes.
Segundo o presidente da Cooperativa, Carlos Joussef, a ação otimiza a fila de espera do sistema público de saúde. “Mais um ano, atendemos o pedido do Poder Público e colocamos, sim, à disposição toda a nossa equipe e infraestrutura para o exame que detecta doenças neurológicas. Afinal, somos comprometidos com a comunidade piracicabana, cumprindo nossa responsabilidade social com mais esta ação”, disse.
Além da equipe multiprofissional do Hospital Unimed, a iniciativa mobiliza o neurologista cooperado Théo Germano Perecin, que está à frente da coordenação do mutirão desde a primeira edição. “O mais gratificante é poder proporcionar às famílias um diagnóstico seguro e assertivo”, revelou o médico.
De acordo com o especialista, o exame de eletroencefalograma analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada por meio de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo. O teste é útil em todas as idades, desde recém-nascidos até pacientes idosos. “O exame registra toda a atividade elétrica cerebral do paciente para diagnóstico de eventuais anormalidades”, explicou.
Filemon Silvano, secretário de Saúde do município de Piracicaba, enalteceu a parceria da Cooperativa. “O mutirão permite que nossa população continue seu tratamento a partir de um diagnóstico completo”, finalizou o representante da Pasta.