Projeto RespirAr vai monitorar pacientes da Covid-19

Equipes de Saúde receberam orientações sobre o projeto RespirAr – Foto: Prefeitura/CCS

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), lança o Projeto RespirAr, que tem por objetivo diagnosticar e, com medidas práticas, diminuir a mortalidade de pacientes considerados do grupo de risco com Covid-19, além de descentralizar o atendimento. A iniciativa começa a ser executada a partir de segunda-feira (19).

O projeto consiste em conscientizar a população sobre a hora certa de buscar atendimento médico para a Covid-19 e monitorar, nas 51 USFs (Unidades de Saúde da Família), a oxigenação dos pacientes que testarem positivo para a doença, visando evitar casos graves que necessitem de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
O RespirAr vai evitar que a chamada hipóxia silenciosa ocorra, diagnosticando quando a saturação de oxigênio nos órgãos do paciente comece a ser insuficiente sem ele apresentar falta de ar. Desta forma, a assistência médica começa antes do quadro clínico agravar.
“Este projeto tem a finalidade de descentralizar o diagnóstico da Covid por meio do teste rápido do antígeno, colhido por swab nasal nos primeiros dias de sintomas e que fica pronto em 20 minutos e o atendimento dos pacientes nas UFSs. Foi elaborado um fluxograma prático com a finalidade de acompanhar esses pacientes positivos com oximetria de pulso que detecta a hipoxemia silenciosa, responsável pela maioria das internações em UTI”, explica o infectologista Hamilton Bonilha, um dos idealizadores da iniciativa, que conta com execução da equipe da Atenção Básica de Saúde e atuação do secretário de Saúde, Filemon Silvano, e do subsecretário Augusto Muzilli Junior.
Cerca de 10 mil testes rápidos de antígeno, doados pela Klabin, Caterpillar e CNH (Case) à Prefeitura de Piracicaba, chegam nesta semana e serão usados para iniciar o projeto. A previsão é que sejam realizados 17.590 testes em abril.
COMO PROCEDER 

A orientação é que, a partir de segunda (19), durante os dias de semana, as pessoas com sintomas da Covid-19 procurem uma USF no período da tarde, das 13h às 17h (algumas unidades funcionam até as 16h), de acordo com o horário de atendimento de cada unidade (http://saude.piracicaba.sp.gov.br/atencao-basica/psf/). Aos fins de semana, todos os pacientes com sintomas respiratórios devem continuar se dirigindo até a COT (Central de Ortopedia e Traumatologia), que atende 24h, como porta de entrada para pacientes Covid.

Ao chegar na USF, será feito o teste da Covid nos pacientes com sintomas. Se for positivo, a oxigenação já será aferida, o paciente terá o quadro clínico avaliado por meio de exames e seguirá para acompanhamento médico. Nos próximos dias, o paciente deverá retornar à UFS para acompanhamento da oxigenação e quadro clínico.
Caso necessário, será feito o encaminhamento para a COT, referência no atendimento de pacientes com Covid-19 junto às UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Piracicamirim e Vila Rezende.

De acordo com o subsecretário Augusto Muzilli Junior, o acompanhamento dos pacientes nas UFSs será em horário marcado e período reservado exclusivamente a casos de Covid-19, sempre com uso de máscara. Os profissionais da saúde estarão ainda munidos de todo o EPI (Equipamento de Proteção Individual) necessário. “Vai ser uma força-tarefa regulada, concentrada, um serviço bastante diferenciado e acredito que vamos ter um resultado espetacular”, afirma.

O secretário de Saúde, Filemon Silvano, pede que a população colabore e participe do projeto. “Vai ser uma excelente ferramenta que vamos disponibilizar à população para descongestionar as unidades-referência para Covid-19 no município. Com essa triagem prévia, fica mais fácil diagnosticar precocemente os casos positivos e fazer um acompanhamento mais próximo. Assim, peço a colaboração da população para, testando positivo, participar do projeto, porque – não só no nosso município como em todo país – temos uma previsão muito ruim de mortes para este mês”, comenta.
ATENÇÃO BÁSICA

A rotina de atendimento para outras doenças nas 51 USFs vai ocorrer no período da manhã, incluindo as vacinas de rotina e contra a Covid-19 de seus territórios. Os atendimentos odontológicos nas USFs serão suspensos no período da tarde e os profissionais da odontologia participarão da testagem rápida e do monitoramento dos pacientes Covid.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima