A Prefeitura de Piracicaba, por meio da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), começou a primeira fase da campanha de vacinação contra gripe (influenza), nessa quinta (15). Nos dois primeiros dias – quinta e sexta – serão contempladas crianças com mais de 6 meses e menores que 6 anos. No sábado (17), além das crianças, a vacina estará disponível também para puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), gestantes e profissionais da saúde, que também fazem parte do grupo prioritário para a primeira fase em um Dia “D”.
A estimativa é vacinar 44.450 pessoas nesta etapa. Para iniciá-la, o município já recebeu 12.560 doses. Os idosos serão contemplados na segunda fase da campanha, pois o MS (Ministério da Saúde) não recomenda a aplicação das vacinas contra Covid-19 e influenza conjuntamente. Nesta sexta (16), as crianças serão vacinadas das das 8h às 16h nas USFs. No sábado, a vacina estará disponível em 17 unidades de saúde, das 8h às 17h.
Para tomar a vacina é preciso levar a carteirinha de vacinação e um documento de identificação com foto. Não será necessário fazer agendamento prévio. Em caso de fila na unidade, haverá pessoal da Saúde para organizar e manter o distanciamento social.
FASES
A campanha será composta por três fases, que se estendem até 9 de julho. A segunda fase tem previsão de iniciar, segundo o Governo do Estado de São Paulo, a partir de 11 de maio, quando será a vez dos idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e dos professores das redes pública e privada. A terceira, com previsão para começar em 9 de junho, vai contemplar pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.
COVID-19
O MS não recomenda a aplicação das vacinas contra Covid-19 e influenza conjuntamente. O recomendado é que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários procurem se vacinar antes contra a Covid-19 e respeite o intervalo mínimo de 14 dias para depois se vacinar contra o vírus influenza, causador da gripe.