Atenção cinéfilos de plantão, aqui vai uma informação incrível: o Festival Cinema do Barulho – O Cinema Nunca Foi Mudo acontecerá neste mês, durante os dias 20 e 27 de abril. Os filmes terão transmissão gratuita e on-line no Youtube, sempre às 20 horas.
A programação do evento contará com exibição de filmes mudos com acompanhamento musical do Cinepiano e convidados especiais, além de masterclasses interativas com Alex Brasil, Tony Berchmans e o convidado especial Celso Sabadin. “Apesar de ser conhecido como cinema mudo, os filmes quase sempre eram acompanhados por músicos que faziam a trilha sonora ao vivo. Então, resolvemos criar o festival para homenagear essa época tão interessante do cinema”, afirmou Tony Berchmans, idealizador e pianista do Cinepiano.
Produzido em conjunto pelas empresas Cine 16, Cinepiano e Investe Produção e Gestão Cultural, o evento terá toda a programação transmitida durante os oito dias em que acontecerá o Festival Cinema do Barulho. “Sem poder realizar suas edições presenciais, os festivais de cinema vem promovendo versões online e esta será mais uma oportunidade para os amantes da sétima arte assistirem a programas exclusivos, em casa e de forma gratuita”, explicou Carlos Cardozo, da Investe Produção e Gestão Cultural um dos produtores do festival.
O projeto online trará oito sessões, sendo três masterclass e cinco exibições de filmes, sendo dois curtas, dois longas e um média-metragem, todos com acompanhamento musical ao vivo e, um deles, especial com foley, que é a reprodução de efeitos sonoros complementares de um filme. As exibições serão realizadas no canal YOUTUBE.COM/CINEPIANO.
Este projeto é viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc, oferecida pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.