Projeto Biblioteca Ativa agrega comunidade escolar em tempos de pandemia

Alunos tiveram a oportunidade de participar de cursos e lives com convidados de locais distantes – Crédito: Divulgação

Com resiliência e muito trabalho, as Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) encontraram soluções criativas para manter a dinâmica do Biblioteca Ativa, apesar das restrições de acesso às bibliotecas e ao contato com os livros. A proposta do projeto é oferecer atividades pedagógicas capazes de despertar o interesse pelos estudos e o prazer pela leitura, além de estimular a escrita.

Desde o início da pandemia, os eventos que aconteciam nas bibliotecas foram adaptados e outros criados especialmente para essa nova realidade virtual. A professora Marli Cezário, da Etec João Gomes de Araújo, de Pindamonhangaba, avalia que os eventos on-line trouxeram ganhos. “O trabalho não parou e podemos considerar que a Biblioteca foi muito mais ativa no ano passado”, pondera a educadora.

Na sua avaliação da professora, os alunos tiveram a oportunidade de participar de cursos e lives com convidados de locais distantes que, possivelmente, não estariam disponíveis se os encontros fossem presenciais. Um dos destaques da unidade foi o EtecDay que ganhou uma divulgação mais robusta e maior adesão dos alunos. A programação especial incluiu apresentações de projetos interdisciplinares e de TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso), além de vídeos gravados por estudantes para explicar como funciona cada curso.

ACOLHIMENTO

Na Etec Laurindo Alves de Queiroz, de Miguelópolis, os alunos publicaram vídeos na plataforma Teams com depoimentos sobre como as atividades contribuíram para a evolução da escrita e formação do espírito crítico e repertório cultural. “As ações para o Biblioteca Ativa na unidade não foram planejadas para os alunos, mas com eles”, afirma a diretora Elizabete Pereira. “Incentivamos o protagonismo dos estudantes no mundo da leitura e juntos construímos nossa leitura de mundo”, completa.

O projeto Biblioteca Ativa nas Etecs ganhou mais corpo e foi estratégico para agregar e motivar as equipes para a educação à distância. A tecnologia reuniu todo mundo no mesmo ambiente. Reuniões, trabalhos e eventos acontecerem pela plataforma Teams, pelos perfis do projeto no Facebook e Instagram e nos grupos de WhatsApp.

Acolhimento, interação, conexão, socialização, empatia, descompressão, aprendizado, estudos e inspiração foram as expressões mais usadas por alunos e professores para descreverem como funcionou o Biblioteca Ativa, no período de isolamento. Entre as ações que movimentaram as Etecs se destacam concursos de fotografia, lives sobre vestibulares e carreiras, acervo digital de livros, gincanas virtuais, concursos de poesia, show de talentos, show com familiares e dicas de estágio e emprego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima