PSL: DIRETÓRIO
Ontem, foi divulgado novo Diretório Municipal do PSL (Partido Social Liberal) em Piracicaba: presidente, Coronel Adriana; vice-presidente, Walter Koch; secretário geral, Rogério Gonçalves; primeira secretária, Amanda Morais; tesoureira geral, Emile Peres; primeira tesoureira, Maria Chiarini; e vogais, Ademir Martins e Luiz Gustavo Cadorin.
NOVOS RUMOS — I
Enfim, em poucos dias, a professora Rosângela Camolese, ex-secretária da Ação Cultural — durante 16 anos, incluindo administrações dos ex-prefeitos Barjas Negri e Gabriel Ferrato, ambos no PSDB (agora, Gabriel no DEM) —, vai anunciar o seu novo partido. Mas não parece que será o Partido Novo, e ela prefere não adiantar. O Capiau gostaria de ser o primeiro a desenhar isso, mas não consegue.
NOVOS RUMOS — II
Para falar de novos rumos para a professora Rosângela Camolese, carinhosamente chamada Rô, em relação a um novo partido, significa que será, com certeza, candidata a deputada estadual em 2022. Ou federal? Quem sabe!
CRÍTICAS
Em redes sociais, não faltam críticas aos deputados estaduais com domicílio eleitoral em Piracicaba — Alex Madureira (PSD), Professora Bebel (PT) e Roberto Morais (CID) — por terem votado no candidato do governador João Dória (PSDB) para presidente da Alesp: Carlão Pignatari (PSDB). Ele foi líder do Governo no Palácio Nove de Julho e, agora, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
ADILSON
O ex-prefeito e ex-deputado federal Adilson Benedicto Maluf (PP) enviou mensagem de alegria e agradecimento ao secretário da Saúde de Piracicaba, Filemon de Lima Silvano. Disse que chegou às 12h15m, 12h30m foi seu horário e às 12h37 já estava vacinado, vindo embora. “Parabéns ao trabalho, e estendo estes cumprimentos ao nosso prefeito Luciano Almeida”. Ótimo, prefeito Adilson.
INFLAÇÃO — I
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que ficou em 0,86% em fevereiro, depois de ter subido 0,25% em janeiro. A taxa é a maior para o mês desde 2016, quando ficou em 0,9%. No ano, a alta já acumula 1,11%. Segundo o IBGE, a principal influência de alta veio da gasolina, que subiu 7,11% no período. Sozinho, o item foi responsável por 42% da inflação de fevereiro.
INFLAÇÃO — II
Para o advogado e economista Alessandro Azzoni, esse impacto da inflação preocupa, pois atinge diretamente as famílias com menos recursos. “Temos um cenário com inflação alta, preços subindo e muitas pessoas completamente sem renda, vivendo de auxílio emergencial ou de outros benefícios do INSS. Para essas pessoas, o dinheiro está valendo muito menos, pois o impacto acontece diretamente no consumo dessas famílias. E são itens básicos, então realmente isso é muito preocupante”, alerta.
CASA CIVIL — I
O deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Cauê Macris (PSDB), é o secretário da Casa Civil do Governo de São Paulo. A sua nomeação foi publicada na edição de terça (16) do Diário Oficial do Estado. Com isso, a família Macris, de Americana, faz carreira das mais brilhantes na política paulista.
CASA CIVIL — II
“Cauê une capacidade de realização, conhecimento e entusiasmo na gestão pública. O Governo de São Paulo ganha com a sua capacidade de interlocução, envolvendo sociedade civil e Poder Legislativo. Nosso objetivo neste momento é um só: superar a pandemia do coronavírus”, diz o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).
BEBEL — I
Na eleição da Mesa Diretora da Alesp, a deputada Professora Bebel (PT) deixa claro que votou para fortalecer o Partidos dos Trabalhadores no Estado, garantindo que o partido comande a primeira secretaria da Casa, através do deputado Luiz Fernando Teixeira. “O voto dado à nova Mesa Diretora garante o PT com forças na Alesp para combater os ataques do governo Doria”, ressalta.
BEBEL — II
Bebel ressalta ainda que a chapa eleita, presidida por Carlão Pgnatari (PSDB), que recebeu 65 votos, reúne uma enorme correlação de forças, garantindo que o PT esteja cada vez mais forte para fazer os enfrentamentos necessários. Pignatari bateu Carlos Giannazi (PSOL), com 4 votos; Sérgio Victor 5 (PSOL) e Major Mecca (PSL), com 16 votos.
BEBEL — III
Apesar de o resultado da Alesp mostrar que o voto da deputada Professora Bebel não mudaria a eleição da Mesa Diretora da Alesp, a parlamentar, que é presidenta da Apeoesp, garante que foi fundamental para que o PT continue forte nos embates na Assembleia Legislativa de São Paulo.
BEBEL — IV
A petista Bebel garante que não há qualquer vínculo com o governo João Doria (PSDB) — a quem chama de Bolsodória — de quem continuará sendo forte opositora, como opositor o PT, na defesa da educação pública de qualidade, na melhoria da saúde, do transporte, da segurança pública, do funcionalismo público, enfim, na defesa do fortalecimento do Estado para servir a população que mais precisa.
TRABALHISTAS
O que não falta, entre os trabalhistas de Piracicaba (membros do Diretório Municipal do PDT – Partido Democrático Trabalhista), é vontade de fazer a prédica dos seus ideais, sustentados nos princípios do ex-governador Leonel Brizola, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, também deputado federal e estadual. Teve obsessiva luta em favor da educação, tema de Carolina Angelelli, com artigo na página A2 desta edição.