As pedras para quem as atire

Tarciso de Assis Jacintho

 

Brasil é uma das quatro maiores democracias do mundo, segundo dados da Agência Senado. Em número de habitantes — 182 milhões, e de eleitores 125,9 milhões —, o Brasil é a quarta maior democracia do mundo. Perdeu o terceiro lugar para a Indonésia, que em 3 de julho de 2004 realizou o primeiro turno da primeira eleição direta para presidente da República na sua história. Esses são dados de 2006, portanto do início deste século.

Segundo dados do relatório do instituto de pesquisa Pew Research Center, este um pouco mais recente, o Brasil continua figurando na lista dos maiores países cristãos do planeta, com aproximadamente 175 milhões de cristãos (católicos, evangélicos etc), atrás apenas dos Estados Unidos, com 246 milhões, e à frente do México, terceiro colocado, com 107 milhões. O relatório também aponta a predominância entre as duas maiores tradições cristãs do planeta: catolicismo e protestantismo.

A organização internacional Human Rights Watch divulgou relatório apontando que o Brasil enfrenta uma epidemia de violência doméstica. Em 2017, das 4.539 mulheres assassinadas pelo menos 1.133 foram vítimas de feminicídios. Os números podem ser ainda maiores ao considerar que muitos casos não são enquadrados corretamente como violência de gênero.  A organização ainda detectou que a taxa de homicídios de mulheres no Brasil é maior do que em qualquer outro país que compõe Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), na qual figuram 36 nações. Em 2015, foram registradas 4,4 mortes para cada 100 mil brasileiras. Roraima lidera a lista com o dobro de casos: 11,4 homicídios.

“Apesar de Roraima apresentar a maior taxa de homicídio de mulheres no país, seus problemas refletem falhas na proteção das mulheres contra a violência em todo o país. A Lei Maria da Penha foi um grande avanço, mas após uma década, sua implementação permanece lamentavelmente insuficiente em grande parte do país”, argumentou Maria Laura, diretora do Brasil na Human Rights Watch.

Além disso, segundo dados do Atlas da Violência 2018, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a situação se agrava quando o recorte de raça é incluído na análise.Enquanto entre as mulheres negras a taxa de homicídio ficou em 5,3 por grupo de 100 mil em 2016, entre as não negras, englobando brancas, amarelas e indígenas, a taxa foi de 3,1, uma diferença de 71%.

Os dados acima, acessíveis a um toque do teclado do computador, demonstram uma séria contradição, grave, que se demonstra em nosso dia a dia. Não estamos nos referindo a uma violência observada em países dominados por grupos extremistas como o Boko-Haram na Nigéria ou o Hamas em territórios da Palestina.  Estamos nos referindo a uma das maiores democracias cristãs do planeta.

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) decidiu afastar por 119 dias o deputado Fernando Cury por quebra de decoro parlamentar. No fim do ano passado, ele foi acusado pela colega Isa Penna (Psol-SP) de tê-la assediado em plenário. A cena dele abraçando a deputada por trás, tocando lateralmente os seios foi flagrada pelas Câmeras das Alesp. Agora, a decisão do Conselho será encaminhada para votação no plenário. Além do afastamento, Cury fica impedido de receber salário.

A suspensão de vencimentos, no entanto, não atinge os servidores do gabinete do deputado, que continuará funcionando normalmente. Na defesa membros da Comissão de Ética evocaram como cristãos a necessidade de perdão.  Esses fatos, dados da nossa triste realidade mostram que uma parte dos hoje intitulados cristãos não conhecem o Cristo que os denomina.  Em uma sociedade sectária Jesus restaurou o papel da mulher em sua cultura, seja perdoando os pecados de uma adúltera e fazendo dela mensageira de sua ressureição, seja revelando-se como a água viva em um diálogo com a mulher samaritana. Precisamos olhar de forma madura para a omissão dos nossos pecados e nos arrepender deles, mas precisamos também anunciar aqueles que tomam o nome de Cristo em vão, que ele convence os seus dos pecados, da justiça, mas também do juízo. Sem receio, pois as pedras estarão sempre à disposição.

________

Tarciso de Assis Jacintho, Administrador de Empresas, coordenador Administrativo Financeiro da APFP – Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima