“BOLSOCARO”
As redes sociais perguntam ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido): por que está tão caro? E criam um neologismo até interessante, o “bolsocaro”, o que está caro demais par ao bolso de cada um.
ANULADAS
Todas as decisões da 13ª Vara Federal de Curitiba foram anuladas pelo ministro Edson Fachin (aliás, ele é do Paraná, talvez conheça bem o ex-ministro e ex-magistrado Sérgio Moro (sem partido). Isso quer dizer que, em termos de processo, tudo volta ao ponto zero e o ex-presidente Lula (PT) poderá disputar as eleições de 2022.
CULPADOS — I
Este Capiau tem detalhado que, pela pandemia, quem vai “pagar a conta” serão os prefeitos. Terão que explicar ao povo o número de desencontros dos governos da União e dos Estados. E como explicar? Há boatos em cima de boatos, mentiras em cima de mentiras, com tanta espera em torno das vacinas. Lá em cima, infelizmente, pensam só em 2022.
CULPADOS — II
No Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas dos Estados, assim como na Câmara Distrital de Brasília, não há protestos contra os governantes. As suas bases aliadas os protegem de forma que a repercussão negativa em torno deles, presidente e governadores, fica entre quatro paredes. E os prefeitos, que estão próximos do povo, é que levam a culpa, ao lado dos vereadores, independente de partidos. Afinal, o povo está próximo do vereador e do prefeito.
CULPADOS — III
Há os que pregam desobediência civil. Seria a grande saída, mas o País chegará, daí, numa anarquia perfeita, isso se considerarmos que já se encontra, pois há municípios em que não foram seguidas as ordens do Governo do Estado. Em resumo, faltam lideranças concretas para dizer, ao povo, o que deve fazer.
ABERTOS
Vários estabelecimentos ficaram abertos sábado, mesmo com a fase vermelha decretada pelo Governo do Estado de São Paulo. Faltaram estratégias do governador João Dória (PSDB) e do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido). A incoerência prevalece sobre a administração pública brasileira?
COMIDA — I
Em Boituva, a cidade paulista famosa pelos paraquedas, a Prefeitura decidiu — em boa hora — autorizar que as crianças, que estão sem aulas, desfrutem da merenda escolar todos os dias. É uma forma de aplicar o dinheiro da área no momento exato, para quem precisa realmente. Por que não todo o Brasil? Há fome, senhor Presidente da República, e senhores governadores dos Estados. Há fome campeando o território nacional.
COMIDA — II
Numa escola, que este Capiau pode indicar, é possível ter uma ideia da síntese do que acontece em todo o Estado de São Paulo. Os deputados estaduais que têm domicílio eleitoral em Piracicaba poderiam, se possível, fazer uma visita e conversar com a direção e pais de alunos para confirmarem, de vez, o que acontece.
COMIDA — III
Senhores e senhoras, autoridades do País, há fome entre as crianças. E o Brasil proclama, com razão e alegria, que teve a maior safra de grãos da história. Quem haverá de ouvir o clamor por tanta desigualdade?
UPA — I
O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) anunciou que encaminhará ao prefeito Luciano Almeida (Democratas), projeto de lei para que seja mantida a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), da Vila Rezende, para funcionamento comum e não se torne exclusivo para atendimento da Covid-19.
UPA — II
“Não pode fechar a UPA para atendimento da Covid, porque já temos no Piracicamirim. Temos duas opções: reativar a antiga UPA da Vila Cristina ou comprar leitos da UTI na Santa Casa e no Hospital dos Fornecedores de Cana, pois ambos têm a opção de oferecer o número de leitos para a Prefeitura”, disse o vereador Trevisan.
BARJAS — I
O ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) esteve, tranquilo, no programa do jornalista Alexandre Neder sexta (5). Falou, como Neder também, sobre sua carreira política, história na administração pública brasileira, e que está servindo a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado. Ambos tucanos, a conversa foi boa e Barjas mostra-se confiante naquilo que, pela sua experiência, pode oferecer.
BARJAS — II
Na manhã de domingo, pelas redes sociais, o vereador Laércio Trevisan Junior (PL) comemorava a publicação da exoneração, por decisão judicial, do coordenador Barjas Negri (PSDB), da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado. Decisão foi da 14ª Vara da Fazenda Pública da Capital, tendo em vista Ação Popular. Há recurso.
VACINA
Barjas Negri — ministro da Saúde de FHC — destacou, na entrevista a Alexandre Neder, que, aos 70 anos, está na fila de espera da vacina, e detalhou a importância do Instituto Butantã e da Fiocruz nesses tempos de pandemia. Que venham vacinas!
KAWAI
Em requerimento,, o vereador Pedro Kawai (PSDB) pergunta ao Executivo se existe previsão para manutenção da travessa Brauna, no Centro Agrícola Taquaral, e qual secretaria é a responsável pela conservação da via, já que está no perímetro de Piracicaba. Ele destaca que esta é a terceira vez que aciona a Prefeitura com o pedido de manutenção, desde agosto de 2020. Detalhe: nada tem a ver alteração de chefe.