O Projeto Jovens Músicos abre 100 vagas para crianças, jovens e adultos aprenderem ou aprimorarem os estudos em instrumentos de música de concerto e canto coral. As inscrições gratuitas podem ser feitas de 1º a 8 de março direto no site www.projetojovensmusicos.org.br.
A Ampi (Associação Amigos da Música) – organização responsável pelo Projeto Jovens Músicos, determinou que a partir deste ano, as aulas serão 100% on-line, sempre com professores em tempo real. O coordenador do projeto, maestro Anderson Oliveira reforça a importância das aulas em sistema remoto para proteção de todos contra a Covid-19. “Esse ano, as aulas estão sendo retomadas de forma totalmente on-line. Decidimos manter as atividades desta forma até que uma boa parte da população esteja vacinada e a transmissão do coronavírus esteja próximo ao que possamos considerar realmente seguro”, declarou.
É importante frisar que o projeto conseguirá manter a continuidade, mesmo passando pela fase da pandemia global de coronavírus, graças aos patrocinadores Supermercados Pague Menos, Embramaco, Caterpillar, Oji Papéis, Painco e Paris Hidro Luz, aos co-patrocinadores Candura, Bom Peixe, Stoller, Brose do Brasil, Café Morro Grande e apoio do Instituto Capute, que acreditam e apostam na transformação sociocultural que o Projeto Jovens Músicos proporciona.
O processo seletivo de todas as modalidades será por entrevistas on-line e preenchimento de questionário socioeconômico. Já os candidatos para aulas em nível intermediário e avançado, participarão de um processo com envio de vídeo onde o candidato deverá tocar o material pedido no edital. O envio poderá ser feito através de link do YouTube, Google Drive, ou aplicativos como fromsmash e wetransfer que também são de uso gratuito e podem ser usados on-line, sem precisar de baixar no computador.
CATEGORIAS E MODALIDADES
Nível iniciação musical (as aulas serão aplicadas no contraturno escolar). Coral infanto-juvenil: crianças de 9 aos 12 anos; Musicalização infantil: de 7 e 8 anos; Iniciação musical com flauta doce: de 9 a 11 anos. Nível iniciantes a instrumento – de 9 a 11 anos (as aulas serão aplicadas no contraturno escolar) – trompa, trompete, trombone, viola classica e violino; Nível intermediarios até 17 anos: violino, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarineta, trompete, trombone, trompa, tuba; nível avançado – até 30 anos: violino, viola, violoncelo e contrabaixo.
PROJETO
Realizado pela Ampi (Associação Amigos da Música de Piracicaba), uma ONG (Organização Não Governamental) sem fins lucrativos, fundado há 10 anos, o Projeto Jovens Músicos é considerado um dos mais atuantes e bem-sucedidos na área de formação musical no Estado de São Paulo. Dezenas de alunos que passaram pelo projeto, cursam música em universidades com Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e USP (Universidade de São Paulo). Além desta formação, o projeto realiza produções culturais envolvendo concertos da Orquestra Filarmônica Jovem, formada pelos professores e alunos em nível avançado do projeto, onde já se apresentaram com ícones da música como Ivan Lins, Leila Pinheiro, Monica Salmaso e Mafalda Minnozzi, além de masterclasses com professores internacionais de centros musicais de excelência dos EUA e Europa.