Caldeirão Político

LAMENTO
O vereador Thiago Ribeiro (PSC) usou os 10 minutos destinados aos oradores na 10ª reunião ordinária da Câmara, nesta quinta-feira (4), para lamentar a decisão do Governo de São Paulo de determinar a fase vermelha do plano de combate à Covid-19 em todo o Estado. “Já me causa uma tristeza saber que na próxima segunda-feira (8) estarei vindo ao meu expediente na Câmara e encontrarei o comércio fechado por duas semanas”, disse.

 

POUPATEMPO
A partir deste sábado (6), as 82 unidades do Poupatempo ficarão fechadas, devido à reclassificação de todo o Estado para a fase vermelha do Plano São Paulo. Desse modo, os atendimentos presenciais estarão suspensos e os agendamentos já realizados serão automaticamente cancelados. A medida será válida por 14 dias.

 

DIGITAIS
É importante reforçar que, pelos canais digitais, o Poupatempo oferece mais de 120 serviços on-line, que podem ser realizados sem sair de casa, 24 horas por dia, sete dias por semana. O acesso pode ser realizado pelo portal www.poupatempo.sp. gov.br ou no aplicativo Poupatempo Digital. E o povo pergunta: e dinheiro, e comida?

 

AGRADECIMENTO — I
Motoristas de aplicativos, em carreata na tarde de sexta (5), pela rua Governador Pedro de Toledo, fizeram questão de agradecer a deputada estadual Professora Bebel (PT) por ter votado contrário ao projeto do governador João Doria (PSDB) que possibilitou o aumento do ICMS no preço de diversos produtos, entre eles combustíveis e compra e venda de veículos usados.

 

AGRADECIMENTO — II
No manifesto, na frente do escritório político da deputada Professora Bebel (PT), na rua Governador Pedro de Toledo, motoristas de aplicativos enfatizaram o voto contrário da parlamentar ao projeto de lei 529, que está provocando os reajustes no ICMS em diversos produtos que afetam diretamente o consumidor, desde hortifrutigranjeiros até no comércio de veículos usados.

 

PACOTE
A elevação da alíquota é respaldada pela aprovação do Pacote de Ajuste Fiscal estabelecido pela Lei nº 17.293/2020, fruto do PL 529, aprovada no ano passado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e que contou com votos favoráveis dos deputados Roberto Morais (Cidadania) e Alex Madureira (PSD), com domicílio eleitoral em Piracicaba, parlamentares da base do governador João Doria.

 

MULHER
A SJC (Secretaria da Justiça e Cidadania) lança segunda (8), Dia Internacional da Mulher, durante uma live às 15h30, a campanha “Direitos iguais: chega de machismo, chega de preconceito, chega de feminicídio”, sobre a necessidade de a sociedade combater a desigualdade de gênero e a violência em relação às mulheres.

 

VIRTUAIS
Devido à pandemia de Covid-19 e a reclassificação do Estado para a fase vermelha do Plano São Paulo, as ações voltadas às mulheres serão virtuais. A população tem a oportunidade de conhecer todos os serviços que os programas e as coordenadorias da Secretaria da Justiça e Cidadania oferecem na área. A programação das atividades virtuais pode ser conferida no site da Secretaria da Justiça, no endereço www.justica.sp.gov.br.

 

SELAM
Houve alteração no número do telefone da Selam (Esportes), que passou a ocupar um novo prédio ontem, no conjunto do Engenho Central, onde já está a Semac (Secretaria da Ação Cultural) faz tempo. O telefone, lá, é 3403-2648, e o detalhe: deixou de pagar aluguel de R$ 23 mil mensais no prédio da rua Governador Pedro de Toledo esquina com a Prudente de Morais.

 

EM DIA
Nas redes sociais, com bom humor e espírito crítico, há registro de uma recomendação sobre os serviços essenciais, mantendo seu “comércio fechado”. É o balde de água fria que o governador João Doria decretou ao povo. Por isso, pague em dia: IPTU, IPVA, água e luz, aluguel, pedágio, funcionários. Enfim, tudo em dia e mantenha as portas fechadas. Falta equação do senhor governador.

 

CONTAS — I
Os municípios paulistas precisam prestar contas das despesas relacionadas ao enfrentamento da Covid-19, referentes ao mês de fevereiro, e o prazo foi até ontem (5). As informações dos gestores e responsáveis são compiladas pelo Tribunal de Contas do Estado e depois disponibilizadas num painel dentro do site da entidade.

 

CONTAS — II
E quando o Estado (leia-se Estado de São Paulo e a República Federativa do Brasil) prestará conta ao povo brasileiro do combate eficaz à pandemia da Covid-19? Difícil entender a regras do jogo, pois, de agora em diante, os municípios se compõem em consórcio para compra das vacinas. É mole?

 

CONTAS — III
Para o professor e economista Walter Penninck Caetano, diretor da Conam — Consultoria em Administração Municipal — alerta:“A prestação de contas é uma obrigação do gestor público e o monitoramento dos gastos é um direito de todo e qualquer cidadão. Por isso, os gestores devem prestar contas de todos os gastos públicos com o máximo de transparência possível”, avisa.

 

E A FOME?
Quando haverá, professor, o caminho de volta? Haverá o momento em que o Estado brasileiro, através das três esferas, prestará os serviços corretamente à população? Há, professores, crianças querendo ir às escolas, não para o aprendizado, mas para comer, para saciar a fome. Quando veremos ações sociais em que o fim da desigualdade seja, efetivamente, prioridade nas políticas públicas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima