Caldeirão Político

TENDÊNCIAS
Segunda (1º), às 10h, encontro virtual (Inscrições gratuitas em: mla.bs/91934b9c) coloca em discussão, com a presença do seu presidente Luiz Roberto Barroso, as novas tendências do STF (Supremo Tribunal Federal). Exemplo: os julgamentos virtuais, o papel da conciliação e da mediação, a redefinição do STF como uma Corte de precedentes e não um tribunal de causas. E por aí vai a discussão.

 

CAUTELA
O plenário do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) aprovou, na terça (23), uma recomendação a magistrados e magistradas para que avaliem com cautela o deferimento de tutelas de urgência que tenham como objetivo a desocupação coletiva de imóveis urbanos e rurais, principalmente quando envolverem pessoas em estado de vulnerabilidade social e econômica, enquanto a pandemia do novo coronavírus persistir. Velho ditado: educação, cautela e chá de erva-doce não fazem mal a ninguém.

 

ADIADO — I
O retorno das aulas presenciais na rede pública de ensino em Campinas, que estava previsto para ocorrer a partir da próxima segunda-feira, primeiro de março, foi adiado em função do avanço dos casos de Covid no município, que inclusive está pressionando o sistema de saúde. A decisão de adiar o retorno das aulas para cinco de abril foi anunciada pela Prefeitura de Campinas.

 

ADIADO — II
A decisão de adiar o retorno das aulas, de acordo com informações publicadas pelo G1, foi anunciada no início da tarde de ontem (25) e “a administração levou em conta a mudança no perfil epidemiológico (com mais jovens sendo afetados pela Covid-19), a ocupação de leitos de UTI-Covid de quase 100% no SUS, a suspeita de circulação da nova cepa do coronavírus na cidade e o impacto de circulação de pessoas que o retorno às aulas provocaria”.

 

ADIADO — III
A presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de Ensino do Estado de São Paulo), deputada estadual Professora Bebel (PT), tem defendido que, em função do agravamento da pandemia do coronavírus no Estado, as aulas tanto na rede estadual como nas municipais sejam adiadas ou realizadas de forma remota. “Nesse momento, temos que defender vidas, aprendizagem se recupera!”, tem enfatizado a líder dos professores.

TEMOR — I
“Vejo com muito temor a desvinculação dos pisos constitucionais da saúde e da educação, proposta no relatório da PEC Emergencial”, resumiu a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV do Paraná), seu ponto de vista sobre a PEC 186/2019, Proposta de Emenda Constitucional que tramita no Senado. O texto prevê que a desvinculação dos recursos perdure, mesmo após o fim do auxílio emergencial e do estado de calamidade imposto pela Pandemia da Covid-19.

TEMOR — II
A deputada paranaense, que foi secretária de Saúde em tempos em que o piso constitucional ainda não existia, afirma que sem os compromissos sólidos, previstos na constituição, é muito mais difícil trabalhar em prol da saúde e da educação. Pela constituição, hoje em dia, o Governo Federal é obrigado a investir pelo menos 15% do orçamento em saúde e 18% na educação. Já os estados são obrigados a investir 12% e 25%, respectivamente.

 

ALIADO
Não é segredo que o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) tenha colocado o dedo na convenção do Diretório Municipal de Piracicaba para definir o prefeito Luciano Almeida candidato. Dizem, os mais próximos, que a preocupação de Rodrigo era com o vice e fez todos os esforços em favor do vice-prefeito Gabriel Ferrato (DEM), que, assim, foi definida uma chapa pura. Que Piracicaba seja beneficiada com isso.

 

ALDO
O ex-deputado estadual José Aldo Demarchi — superando a Covid-19, desejamos saúde e paz — foi o líder dos Democratas na região que fez essa costura, com a condução local do democrata Serginho Setten, que tinha como candidato o atual secretário da Semuttran Dorival Maistro. Costura feita para Piracicaba, está difícil o que será em 2022! Demarchi é de Rio Claro, onde foi vice e prefeito anos atrás.

 

ABRIGO
O Avante está abrigando os petebistas por todo Estado, mas o ex-vereador João Manoel dos Santos não se filiou. Com isso, pode-se fazer a leitura de quem novo partido, ou novo PTB, instala-se em Piracicaba.

 

MAGAZINE
A aposta era Magazine para presidir o Semae, mas trituraram seu nome antes do tempo, e dizem que membros do próprio partido não aceitaram a indicação de primeiro suplente de vereador para exercer cargo do primeiro escalão. Faz parte. Nada demais.

 

CHORO
Há profissionais da Educação reclamando de decisões do prefeito Luciano Almeida (DEM), mas apoiaram o então candidato democrata. É o gosto de ganhar e não levar, que sempre vai mais para o amargo. O mandato é do prefeito Luciano, é o nosso prefeito. Afinal, ele é o prefeito de todos.

 

COMUNISTAS
Vilson Dornelles deve ser reconduzido à presidência do PCdoB Piracicaba, o atual secretário de organização Sérgio Spenassato já sinaliza seu desejo de ocupar cadeira no Executivo Municipal. Sem muita novidade entre os “comunistas piracicabanos”.

 

BLOG
Cecílio Elias Netto, o escritor de Piracicaba, aos quase 81 anos, anima-se para lançar o seu Blog dia 3 de março. Jornalista com 65 anos de carreira, Cecílio é o decano da imprensa local e tem muitas histórias para contar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima