Apeoesp: mais um professor é detectado com Covid; entidade decreta luto

Faixa de luto na subsede da Apeoesp, em Piracicaba – Crédito: Divulgação

Desde que foram reiniciadas às aulas presenciais na rede pública estadual de ensino, Piracicaba já registra dois cados de professores que contraíram a Covid-19, possivelmente, no ambiente escolar. O segundo caso foi registrado na segunda (22), na Escola Estadual Professor Elias Melo Ayres, enquanto que o primeiro foi da diretora Escola Estadual Jethro Vaz de Toledo, na primeira semana do retorno das aulas presenciais, condenadas pela presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), deputada estadual Professora Bebel (PT), que neste momento defende que sejam realizadas aulas online, como forma de preservar vidas. “Aprendizagem se recupera; vidas, não!”, diz Bebel.

Levantamento realizado pela Apeoesp revelam 890 casos de covid em 470 escolas no Estado de São Paulo, envolvendo professores da rede pública estadual, com três mortes. Entre as vítimas, a professora Maria Tereza Miguel Couto, da cidade de Caçapava, de apenas 32 anos de idade,e os professores Deolinda Scotti, na cidade de Bragança Paulista, e Antonio César Pereira, de Carapicuíba.  A subsede da Apeoesp em Piracicaba também estampa em sua fachada faixa de luto pela morte de professores da rede estadual de ensino, em todo Estado de São Paulo, desde o retorno das aulas presenciais.

No encontro com secretários municipais, foi reforçado o pedido para a suspensão das aulas – Crédito: Divulgação

Já a Professora Bebel enviou, nesta semana, ao governador do Estado, em nome da Apeoesp, ofício para reiterar seu posicionamento contra as aulas presenciais em pleno agravamento da pandemia e a necessidade da vacinação dos profissionais da educação com prioridade, pela natureza do trabalho que exercem, alertando para a tragédia que poderá se agravar, pois já se registram mortes de professores e funcionários por covid, em decorrência do trabalho presencial nas escolas.

Para protestar contra o retorno às aulas presenciais e alertar a população da gravidade, professores que integram a direção da Apeoesp e pais de alunos realizam às 11h30, desta terça-feira, 23 de fevereiro, panfletagem na frente da EE. Professora Mello Ayres, onde acontecem provas do Enem.

PREFEITURA

Assessores da deputada Professora Bebel e diretores do Sindicato dos Trabalhadores Municipais, juntamente com a vereadora Rai de Almeida (PT), tiveram encontro com secretários municipais, no final da tarde de segunda (22), quando reforçaram o pedido para que as aulas na rede municipal sejam suspensas em função do agravamento da pandemia. No encontro que era com o prefeito Luciano Almeida, mas que, por compromissos de última hora, acabou sendo representado pelos secretários de Educação, João Marcos Thomaziello; de Governo, Carlos Beltrame, e o de Saúde, Filemon Silvano,  diretores do Sindicato dos Municipais apresentaram levantamento obtido com profissionais da rede municipal apontando deficiência de salas de aulas para receber alunos, assim como de equipamentos de proteção ao coronavírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima